Sem categoria

Entenda o que é escritura pública, inventário e certidão negativa de débitos

Todo mundo precisa, numa hora ou outra, entrar em contato com termos mais voltados à área jurídica. São coisinhas que a maioria das pessoas não utilizam no dia a dia, mas fazem parte do cotidiano de uma imobiliária. Seja na hora de vender, comprar, alugar ou qualquer outra transação de imóvel, estes termos irão surgir. E para facilitar um pouquinho as coisas, a Baggio Imóveis traz o Descomplica, uma iniciativa que se propõe a “traduzir” as expressões mais utilizadas no mundo dos negócios imobiliários.

O que é escritura pública?

A Escritura Pública é qualquer tipo de documento elaborado por um Tabelião cuja a finalidade seja formalizar juridicamente a vontade das partes. A lei exige a elaboração das escrituras públicas para as alienações imobiliárias, como por exemplo: compra, venda, doação e usufruto de imóveis, divisão de área amigável, entre outros. O documento torna qualquer negócio mais seguro e eficaz.

O que é inventário?

Inventário é um procedimento jurídico que relata todos os bens, direitos e dívidas do falecido. O inventário também identifica todos os herdeiros. Enquanto o inventário não estiver pronto, os bens ficarão indisponíveis para a comercialização.

O que é a certidão negativa de débitos?

Essa certidão verifica se o atual proprietário possui alguma execução judicial de débitos em seu nome. Se o vendedor tem alguma restrição nesse sentido, ele não poderá vender o imóvel. Por isso, solicite sempre as Certidões Negativas de Débitos para garantir a sua compra. Qualquer pessoa pode requerer uma certidão, sem precisar argumentar os motivos.

Com um pouco de atenção e organização, é possível resolver essas pendências sem dor de cabeça. E aí, restou alguma dúvida? Fale com nossa equipe através do nossos canais de atendimento ou pelo chat online www.baggioimoveis.com.br

Veja também: Entenda o que é averbação, matrícula e registro de imóveis

Share: