Entenda o que é averbação, matrícula e registro de imóveis

Na hora de comprar ou vender um imóvel é comum surgirem algumas dúvidas. Pensando nessa questão, a Baggio Imóveis esclarece os termos que são comumente usados no mercado imobiliário durante o fechamento de um negócio. Vamos descomplicar?

O que é averbação?

São todas as alterações que ocorrem no registro de um imóvel. Trata-se de um histórico de mudanças realizadas no imóvel. Atos de averbação são: Habite-se; que é expedida pela prefeitura do município, mudança no estado civil; casamento ou divórcio, entre outros. No caso de cancelamento de hipotecas, também é necessário averbar o imóvel.

O que é matrícula?

É um documento que identifica o imóvel pela localização e descrição exata. Neste documento há todo o registro das mudanças do imóvel e informações, como: antigos proprietários, data que foi realizada a primeira matrícula, entre outras. O registro de um imóvel, quando solicitado, pode ser concluído no prazo de até 30 dias.

O que é o registro de imóveis?

É o ato de declarar quem é o verdadeiro proprietário. Qualquer alteração no projeto, seja reforma ou ampliação, deverá ser devidamente registrada na escritura do imóvel. No caso de separação, divórcio ou óbito, as informações deverão constar no documento. Informações desse gênero, se desatualizadas, podem ocasionar transtornos, como a morosidade durante uma transação de compra ou venda.

Com um pouco de atenção e organização, é possível resolver essas pendências sem dor de cabeça. E aí, restou alguma dúvida? Fale com nossa equipe de corretores e consultores através do nossos canais de atendimento ou pelo chat online www.baggioimoveis.com.br 😉

Link pra o download do checklist o que você precisa saber para vender seu imóvel

Share: