Vender ou alugar a casa: o que é melhor?

O momento de decisão entre vender ou alugar um imóvel pode trazer um mix de sentimentos, pois é marcado por incertezas e diversos questionamentos sobre qual escolha é a mais inteligente e lucrativa. Mas relaxa porque isso é normal! Afinal, esse é um grande passo que trará muitas repercussões na sua vida. 

Então, para acabar com a indecisão, preparamos dicas que te ajudarão a decidir entre vender ou alugar seu imóvel, confira! 

Compare a rentabilidade entre vender ou alugar

Comparar a rentabilidade é uma ótima forma de se guiar rumo à melhor escolha! Portanto, leve em consideração a projeção dos rendimentos que você teria ao investir o valor da venda do imóvel. Se ele ultrapassar o índice de aluguel, pode ser um bom indicativo de que caminho seguir.

O índice de aluguel é facilmente obtido com a análise da relação entre o valor mensal do aluguel com o preço de venda do imóvel. Complicado? Calma que nós explicamos! Digamos que um imóvel avaliado em 150 mil reais seja alugado por 1000 mil reais mensais. Dividindo o valor do aluguel pelo preço da casa, obtém-se um índice de 0,66% mensal. 

Este índice ultrapassa, por exemplo, os rendimentos brutos de um investimento em Tesouro Selic. A partir daí, basta analisar se o modo como você planeja investir o capital da venda do imóvel traz uma rentabilidade mensal maior do que o índice de rentabilidade do aluguel do imóvel, incluindo este fator na sua tomada de decisão!

Estude o potencial de valorização do imóvel

O potencial de valorização do imóvel é uma ótima forma de decidir entre vender ou alugar a propriedade. Afinal, vender um imóvel que tem grande potencial de valorização futura pode não ser um bom investimento. 

Por isso, esteja atento à área em que o imóvel está localizado e analise todas as informações possíveis sobre eventuais investimentos na região, ok? Inclua nessa análise itens como:

  • Melhorias de infraestrutura;
  • Construção de estradas e centros comerciais;
  • Novos empreendimentos.

Além disso, veja como é o perfil da região (residencial ou comercial) e analise como as mudanças previstas para o médio e longo prazo podem afetar a área. Por fim, verifique como estão a oferta e a demanda por imóveis na região para não vender ou alugar quando os preços estão baixos! 

Leve os custos do aluguel em consideração

O aluguel é uma ótima forma de obter uma renda estável durante anos, sendo uma opção compatível com o perfil de muitos proprietários de imóveis. No entanto, essa modalidade envolve custos que precisam ser levados em consideração antes da decisão. 

Entre os mais comuns, temos os gastos com manutenção, impostos, taxas de administração, risco de inadimplência e até o tempo para que o locatário lide com questões da gerência do aluguel! Assim, é importante verificar se tudo compensa e se o aluguel se encaixa no seu perfil.

Esteja atento à liquidez do mercado imobiliário

Por último, mas não menos importante, estar atento à liquidez é fundamental na decisão entre alugar ou vender um imóvel. Pense que se você é uma pessoa que prefere ter maior liquidez em seus investimentos, o aluguel pode não ser a melhor opção. Afinal, o imóvel fica preso ao contrato de locação.

 

Se o objetivo é esse, vender o imóvel e investir o capital em alguma modalidade de investimento que ofereça maior liquidez pode ser interessante. No entanto, em alguns casos, a venda do imóvel pode demorar. Isso, por sua vez, gera perda de ganhos mensais e você deve estar atento a isso!

Qual é melhor?

Como visto ao longo deste artigo, a escolha entre vender ou alugar um imóvel depende de inúmeros fatores, incluindo o tipo de imóvel, previsão de rentabilidade etc. Então é importante analisar sua situação atual e decidir a modalidade que mais se encaixa para você.

Nestes casos, conversar com uma imobiliária que tenha bastante tradição no mercado, experiência e credibilidade como a Baggio pode ser ótimo. Nós podemos te ajudar a decidir qual a melhor decisão tomar quando o assunto for vender ou alugar um imóvel.  Clique aqui e saiba mais sobre nós!

Link pra o download do checklist o que você precisa saber para vender seu imóvel

 

Share: