Cuidados com a segurança elétrica antes de comprar ou alugar um imóvel

Para que alugar ou comprar um imóvel seja uma experiência agradável, você precisa tomar alguns cuidados antes de fechar o negócio. Fatores como localização, tamanho, estrutura hidráulica e segurança elétrica devem ser observados.

Para te ajudar a esclarecer eventuais dúvidas, hoje o Blog da Baggio vai dar atenção especial para um desses fatores: a segurança elétrica. Separamos algumas dicas de como identificar potenciais riscos na instalação elétrica e garantir a sua segurança e de sua família. Confira a seguir!

 

Faça uma vistoria rigorosa

Esse é um passo básico, porém o mais importante para evitar um imóvel com más condições elétricas. É claro que grande parte da instalação não fica exposta, por isso para uma vistoria mais precisa você deve contar com ajuda de um profissional eletricista. Entretanto, indícios iniciais de falta de manutenção podem ser observados já em uma primeira visita: preste atenção e questione tudo que achar estranho, sejam tomadas mal dispostas, poucos pontos de energia, fios expostos, “gambiarras” e outros fatores que podem indicar risco.

 

Descubra quando foram feitas as últimas manutenções

Se o imóvel que você está de olho é mais antigo, essa dica se torna ainda mais importante. Instalações elétricas devem ser revisadas a cada 5 anos, através de uma inspeção, e devem receber manutenções, sejam elas corretivas ou preventivas.

Peça pela planta elétrica do imóvel e procure saber sobre o histórico de reformas, ajustes e manutenções do projeto.

 

Tenha atenção especial com as tomadas

As tomadas seguem o novo padrão de três pinos? Estão instaladas e encaixadas corretamente? São compatíveis com os equipamentos que o cômodo irá receber?

Existem vários fatores que podem passar despercebidos, então faça uma lista de dúvidas antes e depois de visitar o imóvel.

A disposição e a quantidade de tomadas também são fatores muito importantes. O mais comum é ter uma tomada a cada 8 metros, mas para um quarto, por exemplo, essa distância pode ser menor.

 

Veja nosso texto sobre como fazer manutenções em imóveis alugados.

 

Confira os materiais usados

Verifique a qualidade dos materiais utilizados no projeto elétrico dos imóveis que estiver interessado. Instalação elétrica é um assunto sério e trabalhar com materiais elétricos de qualidade precisa ser prioridade.

Você pode conferir e pesquisar quais marcas foram utilizadas e procurar a opinião de profissionais da área caso você não saiba quais são as melhores opções. Dê uma atenção especial ao disjuntor e quadros de força ou de distribuição.

Não esqueça do extintor de incêndio e saídas de emergência

Observar saídas de emergência e extintores é comumente esquecido ao visitar um imóvel. Você pode até pensar que esses itens são tão óbvios que com certeza não faltariam, porém muitos imóveis não estão com suas normas de segurança em dia. Extintores de incêndio instalados nos locais recomendados e saídas de emergência bem sinalizadas são essenciais, não deixe de conferir.

 

 

Compre ou alugue sempre com uma imobiliária de confiança

É frustrante quando você aluga ou compra um imóvel com problemas. Por isso é importante que durante e após a fase de vistoria você conheça seus direitos e deveres com o imóvel, com o auxílio de uma imobiliária confiável.

Para alugar e comprar de forma segura, venha conversar com a Baggio Imóveis. Estamos há mais de 3 décadas oferecendo soluções imobiliárias com uma equipe de profissionais especializados e prontos para lhe ajudar.

 

Share: