Saiba quais são os passos para realizar um financiamento

Foto: Reprodução / O Povo

Comprar um imóvel através de financiamento não é tão difícil quanto parece. Atualmente, existem diversas formas, com prestações acessíveis a diferentes níveis de renda. No entanto, o processo burocrático faz com que muitos desistam do sonho da casa própria, por isso é importante conhecer as etapas desse processo e ter acompanhamento de profissionais para fazer uma negociação segura.

Simulações

O primeiro passo é simular as taxas para cada tipo de financiamento nos sites das instituições financeiras. Dessa forma é possível consultar as categorias de financiamento possíveis, que vão delimitar o valor máximo do imóvel e a taxa de juros.

O valor que o comprador possui para dar de entrada no imóvel pode fazer muita diferença na simulação, pois normalmente o financiamento cobre 80% do preço do imóvel. Além disso, o valor da prestação não pode ultrapassar 30% da renda mensal da família e quanto menor a quantia parcelada, menos juros. Lembrando que é possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para reduzir a quantia financiada.

Tabelas

É possível definir o tipo de tabela que será usado para estabelecer o valor da prestação. As principais são: Price (Sistema Francês de Amortização), em que são utilizados os juros compostos em uma parcela com valor fixo. A amortização ocorre com a subtração dos juros da prestação; SAC (Sistema de Amortização Constante), que é caracterizada pela amortização constante do salvo devedor e pelo valor decrescente da parcela, porém a prestação inicial é maior que a tabela Price. Ainda assim é a mais conhecida e utilizada.

Depois de ter esses passos definidos, o comprador pode procurar uma casa ou apartamento, que será avaliado pelo banco quanto a condições e valores. Com a aprovação, os papéis podem ser assinados e é feita a transferência de titularidade do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

Fontes: G1, Veja, Revista Imóveis

Share: