Praticidade de um apartamento compacto

Quem decide morar sozinho certamente irá procurar um imóvel que vá muito além de localização e preço. Possivelmente alguns dos fatores atrativos sejam a praticidade e conforto. É claro que uma opção próxima ao trabalho ou ao transporte público facilitará bastante o dia a dia. Mas não ter que passar muito tempo preocupado com a organização do local já desperta a atenção de possíveis compradores.

Antes de tudo, é preciso definir as necessidades. Verificar se será necessário mais de um quarto, espaço para escritório, quarto de visitas ou lavanderia. Caso a conclusão seja que um espaço reduzido é o ideal para montar o lar, as opções podem variar entre apartamentos de 1 dormitório, lofts, JK e quitinetes.

 

Para dar uma ajuda, a Baggio Imóveis traz dicas para quem quer otimizar espaços menores, aproveitando todos os ambientes de um imóvel compacto. Confira!

Integre os ambientes

Se você optar por um imóvel JK, já terá um ambiente integrado e poderá fazer a divisão de espaço usando os próprios móveis como o sofá ou até mesmo o roupeiro. E se for um apartamento com um dormitório, poderá integrar a sala e o quarto em um ambiente só, aproveitando melhor o espaço e deixando-o mais aconchegante e arejado.

Espelho na decoração

Na hora de organizar a decoração, os espelhos podem ser muito úteis para criar um ambiente mais amplo e iluminado. Eles passam a sensação de que estamos em um espaço maior.

Cores

Deixe o local mais amplo utilizando cores claras nas paredes e móveis. Utilize quadros coloridos na decoração, assim a atenção ficará voltada para os pequenos detalhes e não para o tamanho do ambiente, além de ficar super descolado o jogo de tonalidades.

Móveis multifuncionais

Escolha móveis que tenham mais de uma função, como por exemplo, um banco que serve como baú, um puff que pode ser utilizado como mesa de centro ou até mesmo uma cama box com baú embaixo. Tudo isso ajuda a otimizar o espaço e manter tudo organizado.

Compre móveis menores

Você não precisa ter uma mesa com 8 lugares, por exemplo. Opte por móveis menores para que o apartamento não fique cheio de coisas e tenha o espaço para circulação reduzido.

Dê prioridade na escolha de móveis

Foque no que considera mais importante, e isso inclui a escolha dos móveis também. Antes de sair comprando tudo o que vê pela frente, confira se irá encaixar no espaço que você tem disponível. Se você quer que o quarto tenha uma cama grande e confortável, deixe de lado aquelas mesinhas de cabeceira ou poltronas extras.

Área de serviço comum no condomínio

Se o seu prédio oferece lavanderia coletiva por exemplo, utilize sem medo. Além de ganhar mais espaço dentro do seu apartamento, você acaba economizando um pouco já que não irá precisar comprar uma lavadora ou secadora.

Share: