Importância da manutenção residencial

Você já realizou a manutenção do seu imóvel esse ano? O ano está chegando ao fim e para você não ter dor de cabeça no início do próximo já prepara a caneta para anotar os pontos que trouxemos para você se atentar no seu imóvel.
A manutenção residencial é um conjunto de ações que ajudam a garantir o bom funcionamento do seu imóvel e é de suma importância também para a segurança de toda a sua família. Sem falar que a manutenção ajuda a evitar danos mais graves, te poupando gastos maiores.

1- Primeiro você precisa avaliar a casa toda, fazer anotações de como tudo está, isso te ajudará também a analisar e comparar da próxima vez.

2- Faça uma lista de tudo que precisa de reparo e manutenção e organize as prioridades de cada um, procure profissionais para as tarefas que precisam para realizar as ações.

3- Crie um calendário com o tempo necessário para as próximas manutenções para conseguir refazer tudo a tempo nas próximas vezes.

E algumas coisas importantes podem passar batido na prática, então vamos te ajudar com um checklist com manutenções fundamentais:

  • Elétrica: fios e emendas irregulares, lâmpadas queimadas, disjuntores, tomadas.
    -Hidráulica: torneiras e chuveiros que estão com vazamentos, canos e ralos, caixa d’agua e pressão da água.
    -Estrutural: verifique a situação de paredes e pilares e pisos, se possuem rachaduras e infiltrações, olhe todas as portas e janelas e abrem e fecham corretamente.
    -Segurança: teste alarmes e grades e fechaduras se estão funcionando corretamente.
  • Limpeza e geral: limpe filtros, calhas, olhe como está o sótão, corte a grama e se atende a pragas em algumas regiões da residência. A manutenção sendo preventiva de todas essas coisas ajudam além de tudo também da valorização do imóvel.

Gostaria de contribuir com mais alguma dica? Deixe nos comentários ou nos conte o que achou! E não esqueça de nos seguir em todas as redes sociais para receber mais conteúdos como esse.

Share: