Mudança de casa: como adaptar o pet ao novo lar
Dicas, truques, hábitos e cuidados para evitar problemas com o seu pet na hora de mudar de casa
Mudança costuma ser uma alegria para a família! Mesmo assim a adaptação à nova rotina e aos novos ambientes pode ser desafiadora, principalmente para os pets. Mas por que isso acontece?
Como cães e gatos se afetam com a mudança
Os animais domésticos são sensíveis e podem se estressar com novas rotinas. Isso acontece porque eles são bichinhos territoriais, que precisam demarcar seu próprio espaço e,.com a mudança de lar, é comum se sentirem abandonados e inseguros. Uma nova casa pode causar estresse e nervosismo especialmente porque para eles surgem cheiros e sons completamente desconhecidos. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para facilitar a ambientação do seu animalzinho.
Prepare o seu pet antes da mudança
Antes de se mudar, o recomendado é que a família vá preparando o bichinho. Pense na caixinha de transporte, que deve ser ventilada, confortável e que não cause medo no animal. Além disso, o pet deve ser acompanhado por um responsável de sua confiança e preferencialmente conhecido por ele, para que se sinta mais seguro. Se for possível, leve o animal para passear na casa nova antes da mudança: essa é uma forma dele se habituar ao novo espaço e aos poucos se acostumar com o cheiro e som do novo lar.
Considere também que um dos maiores erros dos donos é aproveitar a mudança para comprar uma cama ou almofada nova para o seu pet. Cuidado, isso pode prejudicar ainda mais a adaptação do animal. Quando o bichinho muda de ambiente, ele precisa de algo que remeta aos cheiros conhecidos e assim o faça se sentir seguro. Além disso, é importante criar um espaço que ele entenda ser somente para ele.
Confira as dias do Blog da Baggio sobre como montar um espaço para o seu pet clicando aqui.
E não esqueça de manter o animal longe de todo o caos da mudança. É importante que a adaptação do pet seja feita depois que o novo lar estiver organizado e com um espaço próprio para ele.
Primeiros passos para a adaptação
É importante preparar bem o novo território do seu bichinho, o que inclui levar os brinquedos e roupas favoritas do pet para que ele não se sinta um “peixe fora d’agua”. J Ao chegar na casa nova, não deixe o animal sozinho, visto que isso poderá deixa-lo ainda mais nervoso.
Durante os primeiros dias, evite repreender seu cão ou gato. Em alguns casos pode ser que o pet comece a urinar pela casa inteira como uma forma de demarcar território, mas essa atitude é normal. Esteja sempre analisando o comportamento do bichinho, e dê uma atenção dobrada para ele nesse período. Reserve um tempo para brincar com o ele pelos diferentes cômodos da casa, ajudando-o a se familiarizar com os ambientes.
Dicas e truques para cuidar do seu pet durante a adaptação
- Mantenha os objetos com os quais seu pet já está acostumado por perto e busque sempre bajular o animalzinho para ele sentir sua presença.
- Aos poucos, passeie com o animal pela nova vizinhança. Tente manter o mesmo horário de passeio para que ele se habitue lentamente às mudanças de rotina.
- Importante fazer novas amizades, mas lembre de deixar o seu próprio cãozinho se aproximar dos caninos que mais lhe agradar.
- Conheça os parques, lugares seguros e espaços de lazer das redondezas para compartilhar momentos de diversão com o animal.
- Fique atento aos sinais da não adaptação do seu cão, como falta de apetite, sono longo mais do que o normal, choro, respiração ofegante, tremedeira, falta de ânimo para brincar, falta de urina ou fezes, vômitos ou diarreias. Esses sinais mostram que o seu pet está sofrendo com a mudança, por isso, o indicado é consultar um médico veterinário para que o bichinho não tenha complicações de saúde.
Lembre-se que o melhor remédio para o seu bichinho nessas situações de mudança é o amor, carinho e atenção dos donos. Então tenha paciência para que a ambientação seja lenta e gradual.
Gostou das nossas dicas e orientações sobre como cuidar do seu pet durante a mudança de lar?
Você sabia que a Imobiliária Baggio é umas pioneiras a lançar o selo Pet-Friendly em suas fotos? Essa é uma forma de divulgar imóveis nos quais os bichinhos são bem-vindos.
Continue acompanhando o Blog da Baggio para mais dicas sobre mudança de lar, inovações e tendências do setor imobiliário.