Imóvel na planta ou pronto para morar?

Chegou o momento tão esperado de realizar o seu sonho de adquirir um imóvel, mas surgiu aquela dúvida: Imóvel na planta ou pronto para morar? Não se preocupe você não está sozinho nessa! 

Comprar um imóvel é um dos momentos mais importantes na vida de alguém, afinal, esse momento é esperado com muita ansiedade e ter um patrimônio é um excelente investimento e, claro, a realização de um sonho! 

Preparamos esse texto para tirar dúvidas, mostrar vantagens e te ajudar nessa, vamos lá? 

IMÓVEL NA PLANTA: 

Se você não tem urgência em realizar a sua mudança para o imóvel novo, essa opção é bastante vantajosa, pois, imóveis na planta são exclusivos, você pode escolher o seu com antecedência, dar uma entrada e parcelar o restante por meio de um financiamento bancário. 

Além de adquirir um imóvel exclusivo, os preços podem ser mais atraentes, pois, para compensar os riscos, as construtoras podem vir a oferecer um valor mais baixo do que seria cobrado em uma unidade pronta. É importante ressaltar que, nessa modalidade você está adquirindo uma “promessa”. 

Para muitas pessoas, comprar um imóvel à vista pode vir a adiar o sonho da casa própria, para isso o financiamento imobiliário é uma excelente pedida, um imóvel financiado na planta é composto por duas etapas: pré e pós entrega das chaves.

O comprador pagará apenas o valor de entrada e as primeiras parcelas do imóvel durante o período de execução da obra que gira em torno de 16 a 36 meses. O que irá predominar nesse caso é que o valor de entrada e as primeiras parcelas são usados para dar continuidade à obra e o seu imóvel ser entregue dentro do previsto em contrato.

Algumas das vantagens de comprar um imóvel na planta são:

  • Exclusividade; 
  • Melhores prazos e taxas;
  • Maior número de parcelas; 
  • Valorização do patrimônio. 

Por se tratar de um imóvel que ainda não existe (aquela “promessa” que citamos acima) muitas construtoras e incorporadoras tendem a cortar os juros, e há casos em que nem chegam a cobrar.

Mas atenção é importante ficar atento a todas as especificidades, cláusulas contratuais, melhores condições de pagamento, histórico da construtora ou incorporadora entre outros fatores.

E para fazer um financiamento de sucesso as dicas são:

Escolher bem a construtora: Muito provavelmente você já ouviu episódios negativos de pessoas que firmaram contrato com uma construtora e o imóvel não foi entregue, a obra atrasou, entre outros fatores. Por isso, a dica é que você conheça bem o histórico da construtora, faça buscas no Google, consulte um corretor de imóveis de sua confiança, solicite consultoria de uma imobiliária renomada. Quanto mais pesquisas você fizer, maiores serão os esclarecimentos.

Realizar diferentes simulações: Poderá vir a ser muito frustrante o seu desejo de adquirir um imóvel na planta se as taxas de juros ou valor das parcelas não se encaixarem com sua realidade financeira. Para isso, é importante que você realize diferentes simulações de crédito. Consulte uma imobiliária de confiança para que esta realize uma simulação para você a fim de adequar sua realidade financeira à sua condição patrimonial.

Faça um planejamento financeiro para longo prazo: Como falamos de simulações, é importante ressaltarmos que você não deve comprometer mais que 30% da sua renda para adquirir um imóvel financiado na planta. Essa dica é para que você saiba que a aquisição de um imóvel é um comprometimento em longo prazo, por isso um bom planejamento financeiro é recomendado para evitar transtornos no futuro.

Separe toda a documentação necessária: Cada construtora ou administradora imobiliária possui suas particularidades e cláusulas contratuais, por isso, é importante ficar atento para todas as exigências documentais para que você possa se preparar, otimizar o seu tempo e agilizar o seu financiamento.

Um benefício bastante relevante é que um imóvel na planta será construído do zero e quando você for realizar a sua mudança, construirá uma história inédita no imóvel, afinal, você será o primeiro morador.

Outro benefício é a valorização que o imóvel sofrerá no decorrer do tempo, com isto você poderá ampliar significativamente seu patrimônio. 

IMÓVEL PRONTO PARA MORAR: 

Nada melhor do que acabar com aquela ansiedade de mudança, vida nova, tudo novo, não é mesmo? Afinal, nem todo mundo pode esperar um imóvel na planta ficar pronto, por isso a opção de imóvel pronto para morar é ideal para quem tem urgência, mas, é preciso ficar atento para certas particularidades.

O imóvel pode ser novo ou usado, por isso, é importante ficar bem atento nessa hora, afinal, se você optar por um imóvel usado deverá levar em consideração aspectos como

  • Estrutura;
  • Estado de conservação do imóvel,
  • Se há reformas para realizar, entre outros reparos.  

Ao optar por adquirir um imóvel usado é importante observar os pontos acima para evitar transtornos futuros, já ouviu aquele ditado “o barato pode sair caro”? Então, às vezes o imóvel está disponível para venda por um preço bastante atrativo, mas, ao realizar a mudança o novo proprietário percebe que há inúmeros reparos para fazer, às vezes até uma reforma extensa, dessa forma o gasto acaba saindo muito maior que o esperado.

Por isso a dica é se for comprar um imóvel usado, faça uma visita, com o auxílio de um corretor qualificado, bem minuciosa a casa ou apartamento, observe atentamente se há infiltrações nas paredes, no telhado, forro, verifique o estado de conservação de portas e janelas, faça testes nas tomadas, ligue as torneiras para verificar se a parte hidráulica também está funcionando corretamente, entre outros fatores que podem passar despercebidos e com o tempo podem gerar uma certa dor de cabeça.

Outro ponto que pode ajudar bastante é medir os cômodos, às vezes você pode ter móveis que não cabem no quarto, por exemplo. Por isso, antes de criar expectativas eufóricas, verifique esse ponto. É uma orientação simples, mas que pode fazer diferença na hora de realizar o seu sonho. Nada pior do que gostar muito de uma coisa e ter que se desfazer dela ou adiar algo, não é mesmo?

Uma terceira dica valiosa é conhecer bem o futuro bairro ou região que você irá morar. Verifique quais os diferenciais daquela região, se possui supermercado perto, farmácias, shopping, escolas, universidades, parada de ônibus, todos esses fatores podem ser facilitadores para a sua rotina diária e bem-estar.

Os imóveis novos ou prontos, são conhecidos como lançamentos, são aqueles imóveis que nunca foram habitados, normalmente são mais caros que quando comprados na planta, por conta da valorização dentre outros fatores. O comprador pode recorrer ao saldo do FGTS para pagar a entrada e financiar o valor restante com uma instituição bancária. 

Mas atenção, leve em consideração as cláusulas contratuais e as especificidades do imóvel, pois, pode acontecer de você adquirir um imóvel novo, porém sem os acabamentos finalizados. Os imóveis conhecidos como “pronto para morar” podem contar com a estrutura mínima necessária, em alguns casos somente com portas e janelas, sem acabamento nas paredes, no piso, entre outros fatores.

Por isso é importante ter a consultoria de uma imobiliária de confiança para sanar todas as dúvidas antes de fechar o negócio, pois, pode ocorrer de chegar o dia da mudança e os acabamentos e reparos demorarem a ser finalizados. 

Você deve estar se perguntando “mas então qual a melhor saída?”.

 A boa notícia é que já existem no mercado imobiliário casas e apartamentos prontos para mudar, trata-se de imóveis com todos os acabamentos finalizados, parte elétrica e hidráulica em perfeito funcionamento, instalação de ar condicionado pronta, entrada e saída de ar, móveis planejados para diversos ambientes e vários outros benefícios para sua total comodidade.

Se o imóvel novo e pronto para morar que você estiver adquirindo for um apartamento, verifique todo o regulamento do condomínio, vizinhança, luminosidade do imóvel, posição do sol, área de lazer, vagas de garagem, e demais diferenciais que o empreendimento oferta.

Ao visitar um imóvel pronto para morar, você verifica todos os acabamentos do imóvel, planeja a decoração, organiza a mudança, e poderá desfrutar do seu novo patrimônio de imediato. Além disso, você não precisa esperar o imóvel ficar pronto (como no caso do imóvel na planta), também não precisa mudar seu plano caso venha a surgir alguma alteração no cronograma da construtora. 

Viu só quantas dicas e particularidades são importantes para adquirir um imóvel na planta, novo ou usado? Todas essas vantagens e observações são valiosas para que o seu sonho seja totalmente positivo, afinal, um novo imóvel é uma das aquisições mais valiosas e impactantes na sua qualidade de vida, bem-estar, segurança, conforto e tranquilidade.

Agora que você já conhece melhor as opções de imóveis para adquirir, que tal começar a pesquisar aquele que mais combina com você? 

Gostou do conteúdo que preparamos para você sanar todas as suas dúvidas e realizar o seu sonho do imóvel próprio? Ainda tem dúvidas? Fique à vontade para deixar um comentário.

Estamos à disposição para te ajudar nesse momento tão importante, conheça nosso portfólio clicando aqui, ou agende uma consultoria sem compromisso com um de nossos corretores.

Share: