Conheça a ginástica laboral

A prática de exercícios e alongamentos durante a jornada de trabalho pode ajudar na concentração e também na proatividade

Atualmente é comum que, durante o horário do expediente, o trabalhador sinta alguma dor ou desconforto, especialmente aqueles que permanecem sentados por muito tempo ou executando tarefas repetitivas. Felizmente existem algumas alternativas simples para melhorar a saúde como um todo e também evitar possíveis lesões.

As atividades físicas em ambientes de trabalho devem ser orientadas por um profissional da área, pois são planejadas e adaptadas conforme a movimentação da equipe de trabalho e também o ambiente específico. As práticas podem consistir em exercícios respiratórios, de força, flexibilidade, isométricos, isotônicos, alongamentos e dinâmicas de integração.

Essas atividades servem para quebrar a rotina corporal por alguns minutos. Consistem, basicamente, em parar as atividades de trabalho e realizar alguns alongamentos que melhorarão a condição física e psicológica.

Pessoas que trabalham carregando muito peso, por exemplo, tem o risco de ter uma distensão muscular. Por isso, os exercícios laborais devem ser mais dinâmicos, para conseguir aquecer os músculos e as articulações. Já pessoas que trabalham sentadas o dia todo, principalmente com o computador, devem realizar alongamentos com o estímulo das mãos, braços, ombro e coluna.

Está comprovado que a prática de atividades físicas dentro do ambiente de trabalho é uma boa forma de reduzir os acidentes, além de serem capazes de melhorar o humor geral, a concentração, a percepção corporal, a flexibilidade e a força dos grupos musculares necessários. Pessoas que trabalham sentadas na maior parte do tempo sobrecarregam a coluna e acumulam tensão nos ombros e pescoço. Para aqueles que trabalham em pé, o problema se concentra nas articulações dos joelhos.

Confira alguns exercícios para realizar em conjunto com os colegas durante o horário de trabalho:

Para quem trabalha sentado

  • Posicione-se atrás de uma cadeira e apoie-se no encosto. Abra a perna direita na lateral e logo em seguida cruze-a pela frente da perna contrária. Mantenha o joelho sempre estendido e repita o movimento de maneira contínua, 10 vezes de cada lado.
  • Segure-se no encosto da cadeira ou apoie suas mãos na parede. Cruze a perna direta por cima da esquerda, formando um “4”. Flexione o joelho esquerdo em um agachamento, mantendo o calcanhar fixo no chão. Realize 10 repetições com cada perna.
  • Deixe os pés paralelos e abrace a cintura pela frente com o braço esquerdo. Levante o braço contrário estendido acima da cabeça e incline corpo lateralmente. Permaneça na posição durante 15 segundos e repita para o lado contrário.
  • Afaste suas pernas com a ponta dos pés para fora e flexione os joelhos, realizando um agachamento. Logo em seguida, estenda os joelhos e, com eles estendidos, leve seu tronco à frente e abaixo, levando as mãos em direção ao chão. Volte lentamente e repita os movimentos 10 vezes.
  • Com os pés afastados na linha do quadril, retire o calcanhar direito do chão. Alterne o movimento, voltando o calcanhar ao rolo e ao mesmo tempo em que realiza o movimento com o outro pé, continuamente, por 30 segundos.

Para quem trabalha em pé

  • Estenda o joelho direito e apoie o calcanhar da mesma perna no chão. Sem flexionar o joelho novamente, eleve seu pé até a altura do quadril e retorne à posição inicial. Realize 10 repetições com cada perna.
  • Ao terminar o exercício anterior, estenda as duas pernas à frente e apoie os calcanhares no chão. Coloque suas mãos sobre as coxas e deslize-as até onde conseguir alcançar. Retorne à posição inicial e repita o movimento por cinco vezes.
  • Com os joelhos flexionados e pés apoiados no chão, abrace as pernas por trás dos joelhos e leve sua cabeça em direção a eles. Realize cinco respirações profundas e retorne.
  • Deixe o tronco reto com os ombros relaxados. Estenda o braço direito à frente e apoie a mão esquerda no cotovelo direito. Olhe para o dedo indicador direito e realize uma torção de tronco para o mesmo lado. Repita o movimento cinco vezes para cada lado.
  • Olhe para cima, deixando a cabeça pesar para trás. Olhe para frente e incline a cabeça para o lado direito e em seguida para o lado esquerdo. Olhe para baixo e apoie as mãos em cima da cabeça, mantendo os ombros relaxados por 10 segundos.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com os amigos! Alongar-se sempre faz bem para a saúde do corpo e da mente. 😉

Share: