Projeto de casa sustentável: 5 dicas para inspirar quem busca um lar ecoeficiente
Uma casa sustentável pode trazer impactos positivos para o meio ambiente e ainda garantir economia para o bolso.
O consumo consciente já deixou de ser uma ideia difundida apenas entre ambientalistas e passou a ser uma realidade em diversas frentes de negócios, dentre eles o ramo da construção civil. Afinal, já se sabe que os recursos naturais são finitos e, caso nossa forma de consumir não mude, eles acabarão em algum momento.
O conceito de casa sustentável está totalmente alinhado a essa ideia e vem sendo colocada em prática em construções ao redor do mundo. A busca por soluções mais tecnológicas e eficientes, que poupem recursos naturais e até gerem economia, aumentou. Além disso, um estudo realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Brain Inteligência Estratégica mostrou que as pessoas estão dispostas a pagar mais por um imóvel que conte com recursos sustentáveis. Para saber mais sobre os projetos de casa sustentável, confira o artigo abaixo.
Casas sustentáveis: o que são?
As casas sustentáveis são aquelas construções em que são utilizadas soluções tecnológicas para captação de água da chuva, painel de energia solar, além do uso de materiais naturais ou reciclados. Há também a instalação de composteiras, que diminuem a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários e ainda garante adubo de qualidade para as plantas. Existem diversos critérios técnicos que devem ser considerados para que uma casa seja considerada 100% sustentável e possa receber as certificações do Green Bulding Council (GBC) Brasil.
5 dicas para projeto de casa sustentável
1 – Compostagem pode ser o primeiro passo
Fazer a separação do lixo e dar o destino correto para cada tipo de material e aproveitar ao máximo cada resíduo pode ser o início de um projeto de lar mais sustentável. A compostagem é algo simples de fazer e que traz grandes benefícios ao meio ambiente. As composteiras são usadas para ajudar na decomposição de resíduos orgânicos que, após passarem por esse processo, viram adubo. Existem diversos modelos para vender, que podem ser instalados até em apartamentos.
2 – Captação de luz e água garante economia significativa
Captar água da chuva, utilizando cisternas, e luz solar, por meio da instalação de painéis solares, pode impactar positivamente nos custos mensais, chegando até a zerar o consumo terceirizado feito por meio de empresas distribuidoras. Em geral, o custo para instalar esses recursos pode ser um pouco mais alto, porém, ao colocar na ponta do lápis, o investimento retorna rapidamente por meio da economia nas contas.
3 – Invista em materiais reciclados
Já existe uma infinidade de materiais, desde tinta ecológica, feita com recursos naturais e sem componentes tóxicos, até tijolo ecológico, que é produzido a partir de uma prensa hidráulica e não com a queima em forno. O tijolo tradicional acaba poluindo muito o meio ambiente por conta do seu processo produtivo.
4 – Revestimentos também podem ser sustentáveis
Utilizar materiais alternativos como revestimento também pode ser uma forma de deixar a casa mais sustentável. O bambu, por exemplo, é bastante utilizado neste tipo de projeto por ser um material renovável, com grande durabilidade e bastante resistente às ações do tempo, como água da chuva, vento e calor. Além disso, pensando na parte visual, seu aspecto se assemelha ao da madeira.
5 – Aposte na sustentabilidade também na decoração
O conceito também vale para a decoração dos ambientes internos. Busque peças que utilizam a madeira de demolição, por exemplo. Muitas vezes, esses itens seriam descartados, porém ganham vida por meio de um tratamento adequado, garantindo um toque sustentável e chique para os ambientes. Acessórios, como tapetes, almofadas e até cortinas de fibra vegetal também são opções sustentáveis e duráveis para a decoração dos ambientes internos.
Gostou de saber mais sobre projeto de casa sustentável? O uso de novas tecnologias e soluções mais ecológicas pelo mercado imobiliário é um movimento que estamos acompanhando e acreditamos ser uma forte tendência para o futuro. Precisa de ajuda para encontrar um imóvel que siga o modelo sustentável em Curitiba? Entre em contato conosco pelos telefones 41 3077-7707 ou 41 3015-2727 e vamos descobrir juntos uma solução para o que você procura.