O cenário do Mercado Imobiliário em 2024

Apesar de estarmos ainda no início de 2024, já se delineiam algumas tendências importantes para o mercado imobiliário ao longo deste ano. Uma delas é a continuidade do aumento dos preços dos imóveis no Brasil, que já registrou um aumento de mais de 5% em 2023 em comparação com o ano anterior, conforme revelado pelo índice Fipe/ZAP recentemente divulgado.

Mesmo com o custo dos imóveis em alta, é provável que o mercado permaneça aquecido. Isso se deve ao reconhecimento de que o preço não é o único fator determinante na decisão de compra de um imóvel. Outros aspectos também desempenham um papel significativo nessa escolha, seja para moradia própria ou como investimento.

Uma dessas variáveis é a gradual redução das taxas de juros do crédito imobiliário. Embora as reduções sejam modestas, indicam uma perspectiva de maior acessibilidade para aquisição de imóveis no futuro próximo. Isso é relevante, considerando que o financiamento bancário muitas vezes é a única alternativa viável para muitos brasileiros realizarem o sonho da casa própria.

O expressivo déficit habitacional brasileiro, estimado em 5.8 milhões de famílias pela Fundação Getúlio Vargas, mantém uma demanda consistente por imóveis. Conforme a lógica do mercado capitalista, quando há uma demanda significativa por um produto, este tende a se valorizar. Nesse sentido, o governo destinou 13.7 bilhões de reais na proposta de orçamento deste ano para o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, representando um aumento de 41.1% em relação ao ano anterior. Todo esse investimento público, em conjunto com a busca contínua por moradia e as novas regulamentações urbanas dos municípios, contribui para o aumento da oferta de residências.

Em uma entrevista ao Boa Noite Paraná, Leonardo Baggio, vice-presidente do Inpespar (Secovi-PR), compartilhou sua perspectiva otimista sobre o assunto. Para saber mais, confira a matéria por meio do seguinte link: https://globoplay.globo.com/v/12359574/

Fonte: Veja Mercado – Atualizado em 19/02/2024 17:52:40

Share: