Morar sozinho para estudar: o que saber antes de alugar?

Mudar de cidade, começar uma faculdade e morar sozinho são alguns dos desafios para um estudante universitário. E esse é o momento de lidar com a própria independência e encarar novas responsabilidades.

Para viver essa nova situação, alguns conselhos podem ser bem úteis. Como por exemplo entender um pouco sobre o processo de locação, conhecer a cidade em que se planeja morar, planejar rotinas com gastos, etc.

Para quem acabou de entrar para o mundo acadêmico, deixamos algumas dicas para ajudar na busca pelo imóvel ideal. Confira!

Saiba como escolher

Nesse primeiro momento, escolher pela localização e mobilidade é fundamental, morar perto da universidade ou ter um fácil acesso a ela é o diferencial, principalmente no quesito custo-benefício.

Lembre-se que a internet é a sua aliada nesse processo, pois você pode saber mais sobre a região, os pontos turísticos e o transporte sem sair de casa. Mas claro que é interessante fazer uma visita à cidade antes de decidir em qual bairro morar definitivamente.

Planejamento financeiro

Calcule seus gastos antes de fechar qualquer negócio. Lembre-se que além do valor de aluguel do imóvel, você terá outras despesas mensais como IPTU e taxa de condomínio. Verifique se tudo está dentro do seu orçamento antes de decidir algo, e o recomendado é que essas despesas não ultrapassem 30% do seu rendimento.

Visita ao imóvel escolhido

Após selecionar os imóveis que mais agradaram, agende visitas e verifique se algum deles atende as suas necessidades. Uma boa opção para quem está procurando seu primeiro imóvel, é optar por um mobiliado, ou que tenha ao menos alguns móveis, assim você não precisa se preocupar tanto em comprá-los.

Vistoria e Contrato de Locação

Após separar todos os documentos e levar até a imobiliária, enfim chega a última etapa da locação, que é a vistoria e o contrato. Mas antes de assinar o contrato, o imóvel passa por uma vistoria para certificar a situação em que ele se encontra. Logo em seguida vem a formalização do contrato. Ela deve constar de todas as informações sobre o imóvel e a locação, como valor do aluguel, data de vencimento, garantias e reajustes anuais.

Share: