Futebol paranaense: conheça a história dos três clubes da capital

A cidade de Curitiba tem três times com longa história e tradição no futebol brasileiro: Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube

Athletico Paranaense

O Athletico Paranaense é um clube curitibano que se originou a partir da fusão de dois times da época: o Internacional Foot-Ball Club, de 1912, que adotava as cores preta e branca no uniforme, e o América Futebol Clube, de 1917, que usava as cores vermelha e branca. Isso aconteceu no dia 26 de março de 1924, em uma reunião que também definiu que as cores oficiais do clube seriam o vermelho e o preto.

Em 1949 o time rubro-negro conquistou seu mais famoso apelido. Com craques como Caju Jackson e Cireno, velhos conhecidos da torcida, o Athletico passou como um “furacão” pelos seus adversários, marcando diversas goleadas, e é assim que ele é chamado até os dias de hoje. O ataque marcou 49 gols em 12 jogos, mantendo uma média de 4,08 gols por partida!

Foi somente em 2001 que o Athletico conseguiu seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, consolidando-o como um dos principais times do sul do país. Em 2004 o time foi vice do mesmo campeonato e em 2005 conseguiu a façanha de ir para a final da Taça Libertadores da América, ficando em segundo lugar.

Em dezembro de 2018 o Furacão finalmente conseguiu seu primeiro título internacional. Em uma final emocionante contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, o time rubro-negro conquistou o campeonato na disputa de pênaltis, que ficou 4 a 3.

Também em dezembro de 2018 o clube adotou uma nova identidade visual, com alterações na grafia, uniforme e escudo. Os mascotes oficiais se tornaram a “Família Furacão”, substituindo o Cartolinha. A principal mudança foi a adoção da letra “H” no nome, tornando o clube oficialmente Athletico Paranaense (e não mais Atlético, como durante o período 1924 – 2008).

Coritiba

O clube surgiu do entusiasmo de um grupo de amigos que gostava de jogar futebol por diversão. A formação aconteceu pela necessidade de disputar um amistoso na cidade de Ponta Grossa. No dia 23 de outubro de 1909 o Clube de Foot-ball Tiro Pontagrossense venceu por 1 a 0.

Quando a viagem acabou, surgiu a ideia de fundar um clube novo a partir da formação que saiu perdedora do confronto. No dia 30 de janeiro de 1910 foi fundado o Corytibano Foot Ball Club. A data oficial de fundação ficou para o dia 12 de outubro de 1909, dia em que aconteceu o convite para a partida de futebol em Ponta Grossa.

Fundado por alemães, em 1910 passou a se chamar Corytiba, para acompanhar o mesmo nome da capital do estado. Em 1912, quando a cidade alterou a grafia do nome para Curytiba, o time não seguiu a mesma linha. Contudo, em 1915 o “y” foi retirado do nome, quando foi adotada a atual denominação.

A partida inaugural do Estágio Belfort Duarte aconteceu no dia 15 de novembro de 1932, em uma vitória contra o América / RJ. Somente em 1977 o estádio passou a se chamar Major Antônio Couto Pereira, uma homenagem ao dirigente que atuou no clube de 1926 a 1933.

Na década de 70 o Coritiba foi campeão absoluto do estado do Paraná, conquistando inclusive o hexacampeonato no torneio estadual. O time também fez uma excursão pela Europa, África e Ásia e, em 1972, conquistou a Fita Azul após uma série invicta de partidas.

Em 1985 veio a maior conquista da história do clube: o Campeonato Brasileiro. Derrotando Santos, São Paulo, Fluminense, Flamengo, Corinthians e Atlético-MG, o Coxa chegou na decisão contra o Bangu no Maracanã, Rio de Janeiro. Mais de 100 mil pessoas lotavam o estádio e Índio abriu o placar. Com empate no tempo regular, a disputa foi para os pênaltis, que consagraram o Coritiba campeão por 6 x 5.

O Coritiba também atingiu a marca de 24 vitórias seguidas em 2011, incluindo diversas goleadas nos clássicos estaduais pelo campeonato paranaense e também na Copa do Brasil. A marca é o recorde entre clubes brasileiros até hoje, tendo ficado na posição por algum tempo no cenário mundial – ocupando, hoje, a terceira maior marca.

Paraná Clube

O Paraná Clube surgiu da união de várias fusões entre times tradicionais do Paraná. A versão final surgiu quando os principais dirigentes dos clubes Colorado e Pinheiros se reuniram para discutir a possibilidade de fusão. A ideia surgiu quando foi realizada uma pesquisa sobre o futuro dos dois clubes, mostrando resultados demorados e pouco satisfatórios.

O nome Paraná sempre foi unanimidade nas discussões por ser um ponto em comum entre as duas organizações. As cores verde e branco tiveram que ser descartadas pela similaridade com o Coritiba. Surgiu então a ideia de adotar uma cor de cada clube – vermelho e azul – e também o branco, que era um ponto em comum.

A estreia do clube oficialmente como Paraná Clube ocorreu no Campeonato Paranaense de 1990. Em 1991 foi conquistado o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. Também neste ano o time conquistou o campeonato estadual. Em 1992 o acesso a Série A do Campeonato Brasileiro foi garantida.

O Paraná ainda participou de torneios internacionais como a Copa do Brasil, em 2002, e a Sul-Americana em 2004, apesar de não ter vencido nenhuma das duas. No Brasileirão de 2006, o time conseguiu vaga para jogar a Taça Libertadores em 2007, competição em que chegou até as oitavas de final.

 

Gostou de saber das histórias dos principais clubes da capital paranaense? Continue acompanhando o nosso blog para mais curiosidades sobre a cidade!

Share: