Envidraçar a varanda: pode ou não pode?

Foto: Reprodução / Maracanã

Foto: Reprodução / Maracanã

Ao adquirir um apartamento com varanda, muitas pessoas optam por fechá-las com vidros, principalmente para evitar problemas com chuvas, poeira e barulho. No entanto, antes de decidir envidraçar a varanda é necessário consultar algumas regras estabelecidas pelo condomínio e pela prefeitura. Confira.

Condomínio

É importante saber se o condomínio permite a instalação de vidros ou janelas. Em alguns casos é necessário uma assembleia para decidir pela liberação.

Caso esse processo não seja realizado, o condomínio pode caracterizar a vidraça como mudança da fachada do prédio, o que gera diversas despesas e multas ao proprietário.

Prefeitura

A área da varanda não está inclusa no que é considerado como área útil da unidade, por isso, costuma ter valor menor no cálculo do IPTU. Assim que a varanda for envidraçada, a Prefeitura pode considerar que houve aumento da área construída e elevar o IPTU da unidade.

Confira os apartamentos disponíveis no site da Baggio Imóveis e lembre-se de verificar essas normas antes de decidir envidraçar a varanda.

Fontes: Exame, Revista Zap Imóveis

Share: