Dicas para escolher um bom apartamento

Está procurando um apartamento mas não sabe como começar essa busca? Se organizar para essa tarefa pode parecer fácil, mas é preciso atenção a vários detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de fechar o negócio. Se já tem a certeza que o imóvel que você procura é um apartamento, as dicas de hoje são perfeitas para ajudar a organizar seus planos de acertar na escolha de sua compra ou aluguel.

Foto: Reprodução/ Condomínio do Futuro

Foto: Reprodução/ Condomínio do Futuro

O primeiro passo é organizar-se em relação aos gastos, definir quanto poderá ser gasto na aquisição ou nos aluguéis e condomínios, some as contas, sempre levando em conta o valor que cabe no bolso da família. Quando isso já estiver definido, defina o tipo de imóvel que agrada a todos, novo ou usado, na planta, localização, tamanho, quantidade de quartos e banheiros, garagem… respondendo a todos esses itens sua busca fica filtrada, facilitando a procura.

Quantas pessoas irão residir nesse novo apartamento? Esse número pode variar a curto ou longo prazo? Se pretende aumentar a família, pense nisso antes e procure por um local adequado para receber mais um morador. Mesmo se você pretende receber várias visitas de familiares ou amigos, pense que um quarto a mais para essas ocasiões é perfeito para recebê-los sem tirar sua privacidade.

Escolha bem a região que deseja morar, procure um local que tenha fácil acesso ao seu trabalho, a escola dos seus filhos, a sua universidade, dos seus interesses em geral. Apartamentos próximos a terminais de transporte público e pontos como supermercados e shoppings são valorizados. Se a intenção é encontrar um lugar tranquilo, atente-se a bares ou estabelecimentos que causam barulho durante a noite, ou escolas, faculdades, igrejas que podem deixar as ruas ao redor congestionadas em alguns horários. Fica aqui a dica de andar nos arredores do apartamento desejado, passar por todas as ruas próximas, conhecer o comércio, as propriedades e como é o ambiente durante o dia e a noite.

Foto: Reprodução/ Truque de Imóvel

Foto: Reprodução/ Truque de Imóvel

Após ter algumas opções em mente, coloque no papel as características dos imóveis escolhidos para tomar a decisão final. Procure visitar os apartamentos, e nessa visita prestar atenção a cada detalhe do imóvel. Observe quando o sol bate no apartamento, em que direção e horários, assim você evita problemas futuros com mofo, por exemplo. A ventilação também é importante, edifícios altos costumam ser mais valorizados, e os apartamentos mais altos são os mais procurados, além de ficar longe do barulho eles tem uma melhor ventilação. A parte elétrica do apartamento é muito importante, verifique como estão as condições, e também a quantidade de tomadas presentes em cada cômodo, para evitar que vários aparelhos eletrônicos fiquem ligados em uma só tomada ou que falte tomadas em seu lar. Itens como piso, acústica, o andar, vista, número de garagens, áreas de lazer no condomínio também ajudam a desempatar a escolha.

Se aparecer alguma dúvida em qualquer um dos momentos da sua escolha, fale com a Baggio Imóveis! Pelo site da Baggio você pode começar agora mesmo a procura pelo apartamento perfeito, filtrando por região, quantidade de quartos, valor, tamanho… Acesse nosso site e comece a pesquisar.

Fonte: Exame.com, Vizinho Novo, Folha de São Paulo.

Share: