7 Patrimônios Culturais de Curitiba que você precisa conhecer

Em Curitiba, cultura e história andam juntas nos patrimônios culturais da cidade. Entre as diversas opções, selecionamos algumas que você precisa conhecer.

Os patrimônios culturais de um lugar estão sempre carregados de história e dizem muito sobre o povo de uma cidade, estado ou país. Em Curitiba não é diferente, muitos espaços que são tombados e considerados patrimônio da cidade contam um pouco sobre a história da capital e também sobre o estado do Paraná. Conhecer esses espaços ajuda a entender um pouco sobre as raízes de quem vive aqui e porquê somos como somos. Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e cultura curitibana, temos algumas sugestões. Confira: 

1 – Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade tem um papel fundamental na história de Curitiba, pois foi sede da prefeitura da cidade entre os anos de 1916 e 1969. Depois disso, passou a abrigar o Museu Paranaense até o ano de 2002. Após esse período o espaço foi totalmente restaurado e, em 2009, reinaugurado, quando passou a ser administrado pelo SESC Paraná. Hoje o espaço abriga um centro cultural com biblioteca, sala de exposição, espaço para cursos, além de um charmoso café. O Paço da Liberdade fica na Praça Generoso Marques, no Centro. Ele funciona de terça a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

2 – Ruínas de São Francisco
É chamado de Ruínas de São Francisco o local em que estão os remanescentes da construção de uma igreja que foi iniciada pelos portugueses, mas ficou inacabada. O local deveria ser a Igreja de São Francisco de Paula. Aproveitando a importância e o caráter histórico do local, foram construídas ali as Arcadas das Ruínas de São Francisco, uma espécie de anfiteatro ao ar livre com arquibancadas ao redor. No local, ocorrem apresentações dos mais variados estilos, o que fez do espaço um dos mais tradicionais e democráticos da cidade. As Ruínas de São Francisco estão localizadas na Praça João Cândido, 0.

3 – Museu da Fotografia
O Museu da Fotografia foi inaugurado em Curitiba em 1998, sendo o primeiro do gênero no Brasil. Seu acervo conta com aproximadamente mil e quinhentas imagens, assinadas por grandes nomes da fotografia brasileira, entre eles Sebastião Salgado, Claudia Andujar, João Urban, German Lorca, Vilma Slomp, entre outros. Além das exposições anuais com obras do acervo, o espaço abriga mostras de fotógrafos brasileiros e estrangeiros. O Museu da Fotografia fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, dentro do Solar do Barão. O funcionamento é das 9h às 12h e 14h às 18h, de terça a sexta-feira, e das 12h às 18h aos sábados e domingos.

4 – Palácio da Liberdade (MIS)

Antigamente conhecido como Palácio da liberdade, hoje o espaço abriga o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). O prédio histórico, construído entre os anos de 1870 e 1890, foi por muitos anos sede do governo do Paraná. Depois de uma grande reforma, em 2016, passou a abrigar o ​​Museu da Imagem e do Som do Paraná. Vale a visita para conhecer o espaço, mas também o grande acervo do MIS, que conta com mais de um milhão de itens, entre discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos de acetato e em suporte de base de vidro, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos e filmes (em 8, 16 e 35 mm, VHS e DVD). Além de equipamentos de rádio, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas e projetores antigos. O espaço está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 395. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. 

5 – Biblioteca Pública

Atualmente, a Biblioteca Pública do Paraná está localizada em um prédio histórico de mais de 8 mil metros quadrados, tombado pelo Patrimônio Cultural. Fundada em 7 de março de 1857, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) possui um acervo de quase 800 mil volumes, distribuídos entre livros, periódicos, fotografias e materiais multimídia. Além disso, no espaço são realizadas atividades educativas com crianças, exposições, palestras, entre outras coisas. A Biblioteca Pública do Paraná fica na Rua Cândido Lopes, 133, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. 

6 – Casa da Memória

Não tem como falar em patrimônio cultural sem citar a Casa da Memória. Localizada no coração do centro histórico, o espaço é um verdadeiro centro de documentação e pesquisa sobre a história de Curitiba e do Paraná. O acervo da Casa da Memória é composto por documentos impressos e manuscritos, periódicos, livros e materiais iconográficos, como aquarelas, plantas, mapas e projetos de construção, entre outros materiais. Tudo é devidamente classificado, catalogado e informatizado para acesso do público. A Casa da Memória fica na Rua São Francisco, 319, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 18h.

7 – Passeio Público

Você sabia que o Passeio Público é o parque mais antigo da cidade? Isso mesmo, ele foi inaugurado em 1886 e nasceu com a finalidade de conter as enchentes na região. Atualmente, o espaço é um dos grandes pontos turísticos do centro e atrai muitas famílias que levam seus filhos para brincar e ver alguns dos animais que vivem por lá, em uma espécie de mini zoológico. Pássaros de várias espécies vivem ali. O Passeio Público fica na Rua Luiz Leão, s/n°, e fica aberto de terça-feira a domingo, das 6h às 18h.  Curitiba é uma cidade com muita história para contar e cada um desses espaços é um exemplo disso.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre cultura, arte, decoração e, claro, mercado imobiliário? Então acompanhe as publicações do nosso blog. 

Share: