7 dicas que vão ajudar a aquecer a casa no inverno sem gastar muito

O inverno chegou e o frio também. Para manter a casa sempre aquecida e não gastar uma fortuna com isso algumas dicas de decoração podem ajudar.

A estação mais fria do ano começou e, muitas vezes, manter os ambientes aquecidos pode ser um verdadeiro desafio. Mas, como ninguém merece passar frio dentro de casa, nós trouxemos algumas dicas que vão ajudar a aquecer o ambiente – e sem pesar na sua conta de luz no fim do mês. Confira neste artigo todas as nossas dicas e aproveite para curtir a nova estação bem aquecido.

1 – Confira as janelas

Isso mesmo, aproveite para dar uma boa conferida em todas as frestas das suas janelas. Muitas vezes, o frio pode entrar por ali e também deixar o calor de dentro do ambiente ir embora. Aproveite para vedar bem as janelas. Existem profissionais que fazem isso, mas você também encontra em lojas de material de construção os produtos certos e pode fazer a vedação sozinho. Em último caso, vale até utilizar plástico bolha e fitas adesivas para ajudar a isolar as frestinhas.

2 – Aproveite o sol

Use o sol a seu favor. Durante o dia, mantenha as cortinas abertas e deixe a luz do sol entrar. Isso vai ajudar a aquecer o ambiente. Mas, atenção, assim que o sol se por, feche as cortinas para manter o ambiente aquecido e não deixar o calor escapar. Falando em cortinas, elas são também uma forma de manter o espaço mais quentinho. Cortinas com tecidos mais pesados tendem a aumentar a sensação de ambiente aquecido. Além disso, são uma forma de barrar o vento que entra pelas frestas da janela e dão um toque especial na decoração da sua casa.

3 – Os eletrodomésticos podem ajudar a esquentar

Você sabia que o fogão pode ser um aliado na hora de esquentar o ambiente? Calma, a gente explica como. Depois de cozinhar, deixe a porta do forno aberta para que o calor saia e se espalhe pela casa. Se usados de forma consciente, os aquecedores também são ótimas opções para esquentar. Para não pesar na conta de luz, não deixe o aparelho ligado por longos períodos de tempo.

4 – Tapetes são fundamentais

Os tapetes são uma boa forma de aquecer o ambiente, especialmente naquele espaço onde você permanece por mais tempo. Ou seja, são ideais para a sala de estar, quartos e escritório. Uma dica importante: quanto mais grosso e peludo for o tapete, mais o ambiente fica aquecido.  Além, claro, de serem peças decorativas que garantem elegância para a casa.

5 – Mantas e almofadas dão toque especial

Se puder, invista em mantas para o sofá, poltronas e cadeiras. Elas também são itens decorativos que ajudam a aquecer os espaços. Além disso, são úteis na prática, já que você pode usar para se cobrir na hora de assistir algo na televisão ou mesmo enquanto trabalha.

6 – Iluminação

Acredite ou não, a iluminação da sua casa também faz diferença na hora de manter os ambientes mais aquecidos. Luminárias e abajures ajudam muito a aumentar a sensação de calor e deixar o espaço mais confortável à noite. Se puder, substitua lâmpadas frias, com luz branca, pelas quentes, de luz amarela. Mesmo as de LED ajudam na hora de aquecer o espaço e são bastante econômicas.

7 – Lençol térmico

Na hora de dormir, deitar no lençol gelado pode ser uma verdadeira tortura. Para amenizar essa sensação, você pode investir em lençol térmico. Para que o item não aumente o valor da conta da luz, vale ligar uns minutos antes de se deitar, apenas para esquentar um pouco a cama, e desligar logo depois. Assim, você garante uma cama quentinha e sem susto no fim do mês.

Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de mais novidades sobre decoração? Clique aqui e acompanhe nosso blog para ler outros conteúdos como este.

Share: