Na planta, novo ou usado: qual é o melhor imóvel para você?

Foto: Reprodução / Click Habitação

Ao decidir investir em um imóvel é preciso ter em mente se pretende comprá-lo na planta, novo ou usado.  Todas as opções têm vantagens e desvantagens que vão além da aparência e estado de conservação. Saiba quais aspectos devem ser avaliados e escolha o ideal para você.

Imóveis na planta

A principal vantagem em investir em um imóvel ainda na planta é a forma de pagamento, que geralmente é mais flexível. Além disso, é possível modificar o apartamento de acordo com os desejos do proprietário, sem precisar passar por uma reforma. No caso de revender o imóvel futuramente, o valor será maior do que o da compra.

Apesar da forma de pagamento ser flexível, o comprador pode acabar pagando mais do que o imóvel vale. É preciso ter muita atenção quanto à escala da planta, para ver se é proporcional ao tamanho real. Também é comum que o prazo de entrega atrase.

Imóveis novos

Ao revender um imóvel novo o valor será maior e mais pessoas se interessarão. A área de lazer compensa a redução do tamanho do apartamento, além de transformar o condomínio praticamente um clube pois tem piscina, playground, academia, espaço gourmet e até salão de beleza. E ainda existe a segurança das portarias 24 horas e das câmeras.

A principal desvantagem é o ruído existente nesses imóveis, pois normalmente eles têm paredes finas e tetos mais baixo. A localização também pode ser um problema, visto que esses condomínios costumam ser construídos em áreas mais afastadas do centro.

Imóveis usados

Definitivamente é o que mais compensa em relação ao preço, pois o valor do metro quadrado é menor. Por terem sido construídos quando as cidades eram menores, geralmente ficam perto da região central, uma localização privilegiada. As plantas costumam ter uma metragem maior e chegam a ter 3 metros de altura, o que deixa o imóvel mais amplo. As paredes são mais espessas e evitam os ruídos externos.

As desvantagens são as limitações tecnológicas. Visto que não havia tantos aparelhos eletrodomésticos, esses imóveis não têm tantas tomadas. A atenção deve ser redobrada quanto às tubulações, que podem ter corroído ao longo tempo. É possível fazer uma troca, mas é preciso passar por um período de reforma e ainda existem os gastos.

Agora que já conhece as vantagens e desvantagens de comprar todos os tipos de imóveis, visite o site da Baggio Imóveis e confira o que mais combina com seu bolso e estilo de vida.

Fontes: Economia, Hagah

Share: