Home office: como decorar e organizar um espaço para trabalhar em casa
Home office é uma realidade que veio, definitivamente, para ficar. Por isso, confira algumas dicas que vão ajudar a organizar este espaço dentro de casa.
O home office, ou trabalho remoto, foi uma das muitas tendências que a pandemia acelerou. Para uma parte da população, trabalhar de casa tornou-se uma realidade que deve continuar mesmo depois das coisas voltarem ao normal. Neste processo, as pessoas precisaram adaptar os espaços da casa para criar um ambiente em que pudessem trabalhar.
No início, a mesa da sala de jantar quebrou o galho, mas, com o passar do tempo, ficou claro que um espaço apropriado é sim necessário. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar não só a organizar aquele espaço da casa que agora passou a ser escritório, mas também no desafio de se manter focado mesmo em casa.
Crie um espaço reservado
A gente sabe que para muitos essa é a tarefa mais difícil, afinal, é raro ter um cômodo vazio em casa para fazer de escritório. Se esse for o seu caso, avalie a possibilidade de mudar para um local maior, caso isso esteja dentro da sua realidade. É importante contar com um local em que você possa, quando necessário, focar e manter-se distante da rotina que acontece no restante da casa. Seja para uma reunião, seja para aquele momento que exige bastante concentração, contar com um espaço vai ajudar na produtividade.
Cuidado com a iluminação
Preste atenção na iluminação do local. É importante que seja um cômodo bem iluminado e arejado. Se possível, use a luz natural que vem das janelas a seu favor, pois, além de economizar energia, você ainda promove o bem-estar do corpo. Isso mesmo, a luz natural faz bem para o funcionamento do nosso organismo, impactando inclusive no humor e na qualidade do sono. Sempre lembrando que o ideal é buscar o equilíbrio, não adianta trabalhar em frente à janela e sentir incomodo na visão. Busque a melhor forma de mesclar iluminação natural e artificial.
Ergonomia é importante
Para entender melhor, a ergonomia trata de algumas diretrizes que ajudam a manter os cuidados com a saúde durante a jornada de trabalho. Por mais que trabalhar sentado no sofá pareça confortável, essa não é a melhor posição para o corpo, já que, ergonomicamente falando, a coluna deve ficar totalmente apoiada.
Por isso, busque uma mesa e uma cadeira adequadas para o seu espaço de home office. Seguindo as diretrizes, é importante prestar atenção na altura da mesa de trabalho. Para as mulheres, o ideal é que tenha 65 cm de altura e para os homens 70 cm. Isso vai ajudar a evitar dores nas costas. Além disso, busque uma mesa que permita que o mouse e o teclado fiquem alinhados. Já para a cadeira, o ideal é escolher um modelo com altura regulável para que a sua coluna fique bem posicionada.
Busque funcionalidade
Essa dica parece óbvia, mas a funcionalidade é essencial para garantir a organização do espaço de trabalho. Para isso, mantenha papéis, pastas e documentos organizados em arquivos ou em uma estante. Lembrando que isso vai ser parte da decoração do seu escritório. Além disso, vale apostar também em um quadro de avisos para que você não se perca nas atividades diárias e organize melhor o espaço, sem excesso de coisas em cima da mesa. Lembre-se: a organização ajuda muito no dia a dia.
Decore
Uma das partes mais legais de ter o próprio espaço de trabalho é decorar da forma que você achar melhor. Coloque fotos, plantas, quadros, enfim, tudo que traduza um pouco de quem você é e do que gosta. Isso vai ajudar a dar aquele toque acolhedor ao espaço. E, convenhamos, você irá passar boa parte do seu dia ali, é importante se sentir bem.
Gostou dessas dicas? A nossa ideia é tornar o seu home office mais funcional e organizado. Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como esse, confira as novidades no nosso blog.
Está trabalhando home office e sentiu que sua casa está pequena? Nós podemos ajudar você a encontrar o imóvel ideal para a sua necessidade. A Baggio Imóveis tem as melhores opções, acesse o nosso site: www.baggioimoveis.com.br e escolha o que mais combina com você.