Documentação do imóvel: quem paga?

A compra e a venda de imóvel requer atenção especial em alguns quesitos e a documentação é um deles.
Grande parte dos custos com a documentação é de quem compra o imóvel. Mas vale lembrar que nem todos os documentos são obrigatórios. Alguns têm como finalidade aumentar a segurança do comprador.
Para esclarecer o que é indispensável e ajudar quem está vivendo este momento tão especial que é a compra de um imóvel, fizemos uma lista com essas informações.

O ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) é cobrado pela transferência de propriedade. Os custos ficam por conta do comprador do imóvel e devem ser pagos antes da transmissão da propriedade ou do direito sobre o bem, que é feita no Cartório de Registro de Imóveis.

O registro de compra em cartório é o documento que transfere a posse do bem do vendedor para o comprador. Sem ele, o imóvel continuará em nome de quem te vendeu o imóvel. Quem opta pelo financiamento bancário não tem necessidade de emitir o documento, uma vez que o próprio contrato de compromisso tem esse peso.

A vistoria do imóvel é um documento obrigatório para quem compra um imóvel financiado pelo banco e quem arca com o custo é o comprador.
Esses são os principais documentos que precisarão ser emitidos para que o processo de compra e venda do imóvel seja concluído.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário? Siga a Baggio Imóveis nas redes sociais.

Share: