Bairro Seminário, um excelente local para viver

Um dos polos gastronômicos da capital, o bairro Seminário concentra uma variedade de restaurantes e lanchonete. O espaço, com ruas tranquilas e arborizadas é uma ótima opção para morar bem. Para quem adora o contato com a natureza, pode curtir a Praça França, uma das atrações da localidade. Com ótima localização, o Seminário oferece fácil ligação com o Centro da cidade e demais bairros da cidade, dispondo também de várias linhas de ônibus.

 

Sua origem tem relação aos Irmãos Lazaristas, que juntamente com o Bispo Dom José inauguraram, em 1901, um seminário na região. A construção existe no local até hoje e atualmente abriga o Colégio Marista Paranaense. Outra edificação que é referência do Seminário é a Igreja Nossa Senhora Aparecida, construída em 1942. Tanto o nome da santa como o do bispo foram incorporados à avenida que atravessa o bairro em praticamente toda a sua extensão, considerada a mais longa de Curitiba.

 

O antigo bairro Seminário já era referência de ocupação no final do século XVll, quando existia o caminho dos Campos Gerais que atravessava a região. No final do século XlX, em 1878, foi inaugurado o traçado definido ligando Curitiba a Campo Largo. Essa estrada foi um importante marco referencial passando pelo antigo Seminário e ficou conhecida como Estrada do Mato Grosso. A estrada atraía para suas imediações chácaras, comércio e serviços que atendiam viajantes e colonos.

 

O Seminário foi oficializado como bairro, primeiramente em 1947, ocupando uma área menor e mais tarde, em 1975, passou a incluir a totalidade do antigo bairro Barigui e trechos dos antigos Campina do Siqueira e Santa Quitéria.

Share: