Sem categoria

Para sua horta ficar perfeita

Seja um apartamento pequeno ou mesmo uma grande casa, ter uma horta é sempre possível. Claro que além das mudinhas, jardineira, terra e água é preciso ter alguns cuidados para que as plantinhas cresçam saudáveis. Confira algumas dicas que nós da Baggio Imóveis selecionamos para você acertar de primeira sua horta particular.

 


1. Ter sol é fundamental

Para se manter saudável, uma horta precisa de no mínimo quatro horas de sol por dia. A cozinha costuma ser um ótimo lugar, mas caso neste ambiente não tenha esta incidência de luz, encontre u local adequado para seus vazinhos.

2. Espaço para crescer

Quando você compra mudas de ervas ou plantas, elas vêm plantadas em vazinhos. Mas isto não quer dizer que estes recipientes sejam o lugar perfeito para as plantinhas ficarem ali o resto de suas. Para crescer, é necessário um vaso com no mínimo 15 cm de profundidade.

3. Hora de drenar

O vaso  precisa ter um furo em baixo para que a água escorra, evitando que fique acumulada e a sua muda termine afogada. Caso seja uma lata, um furinho feito com prego basta. Além disso, a primeira camada precisa ser preenchida com pedras e areia. Só depois vem a terra e a planta.

4. Combinando as ervas

Verifique os cuidados de cada erva ou planta que for utilizar. Algumas não vão compartilhar uma mesma jardineira sem causar problemas nas demais. Pesquise um pouco sobre o comportamento da planta. Cheque também se elas demandam os mesmos cuidados quanto a iluminação, terra e rega. A hortelã, por exemplo, é super espaçosa e por isso o mais recomendado é plantá-la em um vaso separado, ou ela vai sempre morrer ou matar alguma outra mudinha.

5. Cuidados ao regar

Para regar uma planta, as regras mudam de acordo com o ambiente onde ela está. Tipo de vaso, temperatura, vento são fatores que influenciam. A sugestão é colocar a mão na terra e sentir se ela está úmida ou não. Se a superfície está seca, mas úmida abaixo, não é preciso regar.

6. Adubo

Além do adubo colocado na hora de plantar a muda no vaso ou na jardineira, é preciso continuar adubando a horta uma vez a cada 2 meses pelo menos. Isso manterá a terra fértil para que as plantas cresçam saudáveis.

7. Hora de podar

As pessoas acabam se apegando as suas plantas e ficam com receio de podá-las. Porém galhos doentes ou folhas secas podem prejudicar a plantação. Um exemplo é o manjericão, que precisa ser bastante podado e até suas flores devem ser retiradas, caso contrário sua haste fica muito longa e fraca.

8. Cuidado na colheita
Arrancar com a mão apenas as folhas que você vai usar é prático porém não recomendável. O ideal é cortar um ramo, incluindo os cabinhos, com uma boa tesoura. Isto evita abalar a estrutura da planta e deixa as condições favoráveis para que nasçam novos brotos.

Share: