Curitiba pode se tornar a capital mundial do design em 2018
Curitiba e Cidade do México são as duas finalistas no processo de escolha da cidade que levará o título de Capital Mundial do Design 2018. O anúncio foi feito em Montreal pelo Conselho Internacional das Sociedades de Desenho Industrial (International Council of Societies of Industrial Design – Icsid), entidade de abrangência mundial responsável pela titulação.
“Nos últimos 50 anos Curitiba tem liderado projetos relacionados a planejamento urbano, mobilidade e design, assim como nas áreas de conservação do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida. A cidade já começa a se consolidar como um polo de design, conectando os vários segmentos relacionados ao setor para desenvolver projetos inovadores que tornem a cidade mais humana e sustentável, trazendo incremento à economia e melhorando a vida dos cidadãos”, disse o prefeito Gustavo Fruet.
O presidente do Icsid, Mugendi M’Rithaa, destacou que a denominação de Capital Mundial do Design põe em evidência as cidades que associam o design às soluções econômicas. “Tanto Curitiba quanto a Cidade do México têm demonstrado inovação e um desenvolvimento orientado pelo design para enfrentar os desafios urbanos e criar um mundo melhor para seus cidadãos”, disse.
É a primeira vez que uma cidade brasileira alcança esta projeção em caráter internacional. Já receberam o título de Capital Mundial do Design as cidades de Turim, na Itália, em 2008; Seul, na Coréia do Sul, em 2010; Helsinque, na Finlândia, em 2012; e Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2014. Para o ano de 2016 foi eleita a cidade de Taipei, em Taiwan.
A cidade vencedora terá o compromisso de desenvolver e implantar um programa internacional, ao longo de 2018, voltado à liderança e aplicação criativa do design nos mais variados aspectos econômicos, sociais e culturais. A chancela de Capital Mundial do Design é a única iniciativa internacional voltada ao impacto positivo do design nos espaços urbanos, nas economias das cidades e, por consequência, em seus cidadãos. Além de alçar a cidade vencedora a uma visibilidade mundial, o título agrega inúmeras oportunidades de atração e promoção do design, incrementando a economia criativa e gerando inúmeras oportunidades de negócio.
Fonte: Prefeitura de Curitiba