Direto da Polônia
– Curitiba é a segunda cidade do continente americano com maior número de descendentes de poloneses. A primeira é a norte-americana Chicago. A capital foi colonizada por imigrantes europeus, como portugueses, alemães, italianos, ucranianos e poloneses.
Para acender a lareira
– Curitiba é a capital mais fria do Brasil. A proximidade do oceano, altitude de 934 metros e pelo fato de estar na Região Sul do Brasil são alguns dos motivos. A temperatura mais baixa já registrada por lá foi -6,3º Celsius, em 1920. Em contrapartida, o dia mais quente da história foi 07 de fevereiro de 2014, quando os termômetros marcaram 35,5ºC .
Sustentabilidade
– Curitiba é a cidade mais verde do país e da América Latina, segundo o relatório Green City Index, realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit. A pesquisa avalia oito pontos de sustentabilidade em cada cidade. Das 17 cidades avaliadas na América Latina, Curitiba é a única com pontuação acima da média na avaliação geral, tendo como destaque a qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana.
Pra quem adora ler
– Também é a cidade brasileira com o maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes. São 184 unidades incluindo as 171 bibliotecas da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares e os 13 Faróis do Saber.
Tecnologia
– O primeiro prédio giratório do mundo foi construído em Curitiba. Em 2004 foi inaugurado o prédio residencial Suite Vollard, localizado no Ecoville, com 11 apartamentos que movimentam 360º independente para cada um dos 11 andares.
Coincidência?
– O Jardim Botânico, cartão-postal da cidade, quando visto de cima tem o formato geométrico semelhante com a bandeira de Curitiba.
Visão de dar água na boca!
– Curitiba tem restaurante panorâmico. Ele oferece uma vista panorâmica de 360ª da cidade. Terrazza 40 é o nome desta maravilha, fica localizado no 40º andar na Rua Padre Anchieta, 1287, Cobertura – Bigorrilho.
Na hora da fome
– Com uma culinária típica, os pratos mais famosos e buscados por turistas na cidade são o barreado com sua carne cozidas por horas, o pinhão, uma paixão local vinda das araucárias servido de várias maneiras, costelões, pão com bolinho e carne de onça, que é uma mistura de cebola, cebolinha, temperos e carne crua.
Só para caminhar
– Curitiba tem a tradicional Rua XV de Novembro, mas você sabia que ela já foi conhecida como a Rua da Imperatriz? É que em 1880 uma Imperatriz visitou o local. Hoje mais conhecida com Rua das Flores, foi a primeira rua exclusiva para pedestres no Brasil.
Curitibês
– Curitiba tem vocabulário próprio: bera é cerveja; vina é salsicha; alimentador é uma linha de ônibus; mandar alguém carpir o lote é pedir para te deixar em paz; Japona é uma jaqueta forrada própria para os dias frios; Migué é uma desculpa esfarrapada.