Para quem não conhece, quentão é uma bebida quente tradicionalmente servida durante as quermesses e festas juninas no Brasil. Consiste em uma mistura aquecida de vinho, gengibre, açúcar e especiarias como cravo e canela. Mas existe uma controvérsia: afinal de contas, o quentão seria feito com vinho ou com cachaça? Há aqueles que defendem que o “verdadeiro” quentão seria o feito com cachaça e especiarias, enquanto o feito com vinho seria chamado de vinhão, ou simplesmente, vinho quente.
Independente desta “polêmica”, as duas versões são saborosas e bastante apreciadas nesse período mais frio. Para agradar a todos os gostos, separamos três receitas de quentão: uma com cachaça, uma com vinho, e um não alcoólico. Escolha a sua favorita!
QUENTÃO DE CACHAÇA
Ingredientes:
– 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
– 1 1/2 xícara (chá) de água
– 50g de gengibre cortado em fatias finas
– 1 limão cortado em rodelas
– 4 xícaras (chá) de cachaça
– 3 cravos da índia
– 2 pedaços pequenos de canela em pau
Modo de preparo
Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando até caramelizar. Junte todos os ingredientes, menos a cachaça, e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Junte a cachaça, com cuidado, e de preferência fora do fogo para não incendiar, misture e deixe ferver em fogo baixo por 3 minutos. Sirva em caneca de barro ou louça, para não tirar o sabor do quentão.
QUENTÃO DE VINHO
Ingredientes:
– 1/2 litro de vinho tinto
– 1 casca de canela
– 2 cravos da índia
– 1 casca de laranja
– Açúcar a gosto
Modo de preparo:
Ponha todos os ingredientes numa panela. Leve ao fogo e deixe esquentar bem sem deixar ferver. Sirva imediatamente em canecas de cerâmica próprias para vinho.
QUENTÃO SEM ÁLCOOL
Ingredientes:
– 1/2 xícara (chá) de maçã seca
– 1/2 xícara (chá) de açúcar
– 1/2 colher (café) de gengibre desidratado
– 1/2 colher (café) de canela em pó
– 1/2 xícara (chá) de casca de um maracujá ou abacaxi
– 2 litros de água
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma chaleira e ferva por 10 minutos, aproximadamente. Apague o fogo e deixe descansar, por mais 15 minutos. Sirva ainda quente.
Veja também como se prepara uma deliciosa sopa de pinhão curitibana, clique aqui.
(fonte: hagah)