É comum ver a expressão “face norte” em anúncios imobiliários, mas você sabe quais são os benefícios desse posicionamento dos imóveis? Quais são as vantagens e desvantagens? A posição solar pode influenciar até 10% do valor do imóvel, Confira.
Vantagens
Como estamos localizados no hemisfério sul, ter uma das faces do imóvel voltada para o norte significa mais sol durante o dia. Isso porque ele nascerá a leste e permanecerá mais a norte durante o dia para se por a oeste.
Em regiões úmidas a orientação solar pode ajudar a evitar problemas com fungos e mofo. Além disso, deixa os ambientes mais agradáveis e com maior incidência de sol durante o inverno.
Desvantagens
Um imóvel não tem apenas uma face, por isso, além da posição para o norte é importante observar o planejamento da casa ou apartamento. Os cômodos de maior permanência, como quartas e salas, ficam mais confortáveis recebendo mais sol durante o dia. No entanto, cozinha, banheiro e lavanderia não necessitam de tanto conforto térmico.
Além disso, em regiões quentes o imóvel face norte não é a melhor opção, pois os ambientes ficarão abafados e desagradáveis, por isso é importante controlar a incidência do sol.
Sombras
Alguns imóveis mesmo tendo face norte não são bem iluminados. Isso acontece devido às outras construções ou árvores próximas do local. Em alguns prédios, até mesmo o tamanho e posição da sacada pode fazer sombra no piso inferior. Por isso, mesmo que o imóvel seja bem projetado é importante cuidar se nenhum outro fator pode cobrir os raios solares.
Consulte os imóveis da Baggio Imóveis e veja qual orientação e planejamento é melhor para você.
Fontes: Dtabach, Gazeta do Povo