Além do valor do próprio imóvel, ao comprar uma casa ou apartamento é importante lembrar das diversas taxas adicionais que precisam ser pagas. Elas incluem impostos, documentos e serviços que oficializem a compra e devem estar no orçamento do proprietário.
Valores
O valor das taxas varia de acordo com o preço do imóvel e da cidade em que está localizado. Juntas, elas podem somar até 8% do valor total. Também é importante lembrar que quem está comprando o primeiro imóvel tem direito a um desconto de 50% no registro em cartório, basta fazer uma declaração.
Principais taxas
Os principais gastos são: Imposto de Transmissão de Bens de Imóveis (ITBI), que pode chegar a 2% do valor do imóvel e é cobrado pela prefeitura; a escritura pública é cobrada pelo cartório e o registro em cartório é exigido pelo tabelionato de notas. Além destes, a certidão negativa de dívidas custa, em média, R$ 500.
Tendo conhecimento destes gastos extras é possível se programar e adquirir um imóvel com todas as taxas inclusas no orçamento. Confira o site da Baggio Imóveis.
Fontes: Econimia Uol, Exame