O que é novo luxo?
O novo luxo não se limita mais à ostentação. Agora, a exclusividade está atrelada à personalização e à sustentabilidade. Os consumidores de luxo buscam produtos que reflitam seu estilo de vida, com design único e práticas que respeitem o meio ambiente e a sociedade.
Esse conceito vai além de aspectos visuais, metragem ampla ou localização privilegiada. Em vez disso, o foco está na experiência completa que o imóvel proporciona. O bem-estar se tornou a prioridade, e não mais o simples status. Os empreendimentos de luxo trazem uma arquitetura diferenciada, frequentemente assinada por renomados arquitetos e artistas. Além disso, integram a tecnologia para melhorar o conforto e funcionalidade. Enquanto isso, as áreas internas e externas são projetadas para conectar os moradores com a natureza, oferecendo praticidade e um estilo de vida relaxante.
Embora o mercado imobiliário no Brasil tenda a ser mais cauteloso com mudanças, o setor de luxo vem adotando inovações, especialmente aquelas que envolvem personalização e sustentabilidade. Empresas que investem em projetos com foco em criar espaços que promovam a convivência e a interação saem na frente. Por isso, para que essas mudanças sejam genuínas, elas precisam ser incorporadas desde o início do desenvolvimento dos empreendimentos.
Crescimento do mercado de luxo em Curitiba
Essa nova abordagem tem impulsionado a busca por imóveis de alto padrão em Curitiba. Por exemplo, em março deste ano, a cidade lançou 59 empreendimentos em um período de 12 meses, sendo 28 de alto padrão ou superluxo, representando um crescimento anual de 24,5% nesse segmento.
A economia forte de Curitiba e do Paraná também favorece esse crescimento. Em 2023, o Paraná registrou o maior crescimento econômico do Brasil, com um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior, superando em três vezes a média nacional. Curitiba, além disso, foi a capital com maior crescimento de PIB entre 2006 e 2021. Recentemente, foi eleita a segunda melhor capital para startups e lidera o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) como a melhor cidade para se viver no Brasil.
O conceito de luxo está em transformação, e Curitiba reflete essa mudança. A personalização, sustentabilidade e, principalmente, o foco no bem-estar estão redefinindo o que significa viver em um imóvel de alto padrão. Com isso, uma economia sólida e empreendimentos que seguem essas novas tendências consolidam a capital paranaense como um dos principais polos do novo luxo no país, com um futuro promissor.
A Baggio Imóveis é uma das mais de 42 imobiliárias associadas à Rede Una, um portal que conecta especialistas do setor e oferece uma ampla gama de opções para atender às necessidades dos consumidores.
#baggioimoveis #unaimoveisconectados