O Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos prováveis de dengue. No Paraná, um novo boletim das arboviroses, que compreende o período entre 31/03/2024 a 06/04/2024, apresenta mais 25.462 novos casos confirmados de dengue, 26 novos óbitos e 43.889 notificações. Com a atualização, o Paraná contabiliza no período epidemiológico atual 103 mortes, sendo 45 homens e 58 mulheres, e 184.819 casos pela doença.
Apesar de estar em uma situação considerada “controlada”, os números assustam e preocupam os habitantes da cidade. No entanto, para manter a situação controlada, é preciso alertar a necessidade de cuidados da população em casa, pois 75% dos focos do mosquito na cidade estão nos domicílios. Por isso, trouxemos hoje algumas dicas de como prevenir focos de dengue em sua residência.
A principal forma de se prevenir contra dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo, adotando ações simples do cotidiano.
Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista. O cuidado com a sua residência, terreno e lote vai fazer a diferença no combate à doença.
Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência.
Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.
Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparece as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.
A luta contra a dengue é uma responsabilidade coletiva, e somente com a união de esforços será possível reduzir a incidência dessa doença e proteger a saúde de toda a população. Lembre-se: prevenir é sempre o melhor remédio.
#BaggioImoveis #UnaImoveisConectados
Fonte: Agência Brasil; Secretária de Saúde PR; Brasil de Fato; Secretária de Saúde MS | Atualizado em 15:41:06