Tokenização de imóveis: entenda essa nova forma de investir

A tokenização é uma tendência que chegou também ao mercado imobiliário. Entenda como funciona esse novo conceito, em que as pessoas podem ser donas de partes de um imóvel.

A tokenização das coisas está conquistando cada vez mais adeptos. Despontando como uma nova forma de fazer negócio e investir, esse processo tem ganhado força no mundo todo, inclusive no Brasil. Diante disso, empresas do ramo imobiliário e startups estão se movimentando para lançar no mercado formas diferentes de adquirir um bem, inclusive utilizando o processo de tokenização. Não sabe o que isso significa? Entenda mais sobre o tema neste artigo. 

O que é tokenização 

A tokenização está ligada a uma sigla que talvez você já tenha ouvido por aí: NFT. Essa sigla significa non-fungible token ou, em português, token não fungível, que se trata de um token criptografado e atribuído a algo único. Quem adquire esse token, que é comercializado com dinheiro de verdade, passa a ser dono daquele item. Basicamente, qualquer coisa pode ser tokenizada, desde obras de arte, até uma piada da internet. A lista é realmente extensa e abrange também o mercado imobiliário.

Diferente de outros tipos de tokens e das criptomoedas, os NFTs não podem ser mutuamente trocados, afinal não são tangíveis. Ou seja, um item tangível, como o dinheiro, pode ser trocado por outro. Por exemplo, uma cédula de dinheiro pode ser substituída por outra, desde que elas tenham o mesmo valor. Já os NFTs são únicos, assim como obras de arte e outros tipos de coisas únicas. O token não fungível representa algo específico e individual.

Como afeta o mercado imobiliário 

Este processo também já chegou no mercado imobiliário e funciona da seguinte forma: as incorporadoras emitem um número limitado de tokens, que passam a representar frações de um imóvel. Cada token pode ser vendido individualmente e, ao adquirir o token, adquire-se por consequência os direitos sobre aquela fração do imóvel representada pelo token. Os NFTs imobiliários utilizam a tecnologia blockchain como base, o que acelera bastante processos burocráticos. 

Dessa forma, abrem-se algumas possibilidades, uma delas é que isso combate a baixa liquidez dos ativos imobiliários. Isso porque a burocratização é vista por investidores como um obstáculo. Outro ponto relevante é que, com a tokenização, adquirir uma parte do bem e investir fica mais acessível para uma parcela maior da população. Neste caso, diferente de outros tipos de investimento, é possível investir valores mais acessíveis em troca de tokens de ativos imobiliários.  

Além disso, faz com que pessoas interessadas em adquirir um imóvel não precisem necessariamente comprar todo ele de uma vez, ou mesmo pagar uma parte e financiar o resto. Neste cenário, é possível, por exemplo, adquirir uma parte do imóvel agora e outra daqui a um tempo.

Naturalmente, assim como qualquer novidade, a tokenização ainda está passando por uma série de questionamentos jurídicos e de fiscalização para que as operações de compra e venda sejam seguras. Porém, é notável que a novidade já começou a movimentar o mercado imobiliário. Inclusive, já existem empresas especializadas que estão trabalhando de forma conjunta às incorporadoras para lançar empreendimentos que podem ser adquiridos por meio da tokenização.


Gostou dos nossos posts e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Clique aqui e acompanhe sempre as atualizações do nosso blog.

Share: