6 dicas para reformar a casa gastando pouco

Reformar a casa é um desejo para muitos, mas o orçamento pode não permitir que os planos saiam do papel. Confira algumas dicas de como reformar gastando menos.

Ao escutar a palavra reforma o que te vem à mente? Caso a resposta seja gastos exorbitantes, esse artigo foi feito para você. Se fazer uma reforma está nos seus planos de 2022, mas ainda existe o receio em relação aos gastos, não se preocupe, nós reunimos abaixo algumas dicas que podem ajudar a gastar menos e a evitar surpresas desagradáveis. Confira:

1 – Planeje-se

Antes de tudo, pare e planeje. Isso mesmo, o primeiro item da lista é planejamento. Começar uma reforma sem colocar tudo na ponta do lápis é um prato cheio para gastos além do orçamento e desnecessários. Monte uma planilha com todos os cômodos que precisam ser reformados, quais itens serão trocados e faça orçamentos com diversos lugares e profissionais para poder organizar o passo a passo.

2 – Faça um cronograma

É claro que imprevistos acontecem, mas organizar um cronograma ajuda a controlar melhor o tempo e também a alinhar as expectativas. É necessário pensar em prazos plausíveis. Uma obra grande, por exemplo, não é feita do dia para a noite. Coloque uma data para cada etapa da obra, isso vai ajudar a controlar também os gastos, 

3 – Limite os gastos

Em uma reforma o céu não pode ser o limite. Estabeleça um limite para os gastos e tente ao máximo seguir o planejado. O planejamento é fundamental neste item da lista já que é na fase inicial que você precisará fazer os orçamentos. Com isso em mãos, é mais fácil estimar os gastos totais e limitar o valor que será investido na reforma.

4 – Aposte no “faça você mesmo”

Uma forma de economizar é fazendo você mesmo algumas coisas. Claro, dentro do limite do que é possível ser feito por quem não é um profissional da área de construção civil. Mas, que tal reformar aquele móvel que está velhinho, mas ainda inteiro? Muitas vezes apenas uma boa lixada e uma nova pintura deixam o móvel novinho em folha.

5 – Execute a reforma em partes

Reformar um cômodo de cada vez pode ajudar na economia de materiais. Isso porque se ocorrer sobra de material em um dos espaços, você pode utilizá-lo em outro e diminuir o gasto. Além disso, fica mais fácil organizar a rotina do trabalho e monitorar o passo a passo da obra. Por fim, em um espaço organizado, há menos desperdício e perda de material.

6 – Invista na pintura

Em muitos casos, a pintura já traz um toque de renovação aos ambientes da casa. Por isso, se o dinheiro estiver curto, uma ideia é investir em uma boa pintura, o que já irá garantir novos ares e sem gastar muito. 


Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de mais novidades sobre imóveis, reformas e decoração? Clique aqui e acompanhe nosso blog para ler mais conteúdos como este.

 

Share: