10 curiosidades sobre Curitiba

A capital paranaense é conhecida pela beleza e organização, mas a cidade é cheia de peculiaridades. Confira algumas curiosidades sobre Curitiba que todo mundo deveria saber.

Curitiba é uma cidade arborizada, famosa pelos parques e áreas verdes. O transporte coletivo também é considerado modelo e, além disso, a cidade tem outras curiosidades que muita gente nem imagina. Por isso, trouxemos neste artigo coisas que tornam a capital paranaense um lugar único. Confira:

1 – Origem do nome Curitiba

O primeiro nome que Curitiba teve foi Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, nome da padroeira da cidade. Foi em 1721 que a cidade recebeu o nome atual. Mas, afinal, qual a origem dele? Curitiba é uma palavra de origem Guarani e significa, na língua indígena: “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”. Há muito tempo, as terras onde hoje está Curitiba tinham uma grande quantidade de pinheiros, por isso foi batizada assim pelos indígenas.

2 – Curitiba é a capital mais fria

Isso mesmo, Curitiba é a capital mais fria do país. Há inclusive explicações geográficas para esse fato. Em função da distância dos trópicos, a incidência de raios solares é menor na cidade durante o inverno. A altitude também influencia nas temperaturas. Por isso, quando o curitibano fala que aqui é mais frio, ele está falando a verdade.

3 – Jacaré que mora no parque

Virou quase uma lenda da cidade, mas é verdade que um jacaré vivia no Parque Barigui, um dos mais famosos da capital. Há alguns anos, um animal foi capturado por lá, mas outros foram vistos por turistas depois disso. Porém, desde 2015 não há registros da presença deles no local. A história é tão famosa que uma estátua de jacaré foi colocada no parque.

4 – Capital ecológica

Conhecida justamente pela grande quantidade de áreas verdes, Curitiba ganhou o título de capital ecológica. Também já foi reconhecida como uma das cidades mais ambientalmente sustentáveis da América Latina.

5 – Túneis subterrâneos escondiam tesouros

É verdade que existem túneis subterrâneos em algumas regiões da cidade, mais especificamente no Centro e no bairro Mercês. Esses túneis foram usados durante a Primeira e Segunda Guerra para vários fins, entre eles: esconder coisas, inclusive tesouros e documentos, além de servirem de passagem para imigrantes que precisassem fugir, no caso de alguma invasão.

6 – Curitiba teve o primeiro calçadão do Brasil

O famoso calçadão da Rua XV foi o primeiro a ser construído no Brasil, em 1972. O projeto foi considerado muito inovador na época e lançou uma tendência adotada por muitos lugares.

7 – Curitiba tem um bairro que homenageia a culinária italiana

Curitiba é uma cidade que recebeu imigrantes de várias partes do mundo, dentre eles, italianos. Foi no bairro de Santa Felicidade que as primeiras famílias italianas se instalaram, em meados de 1880. Assim nasceu esse bairro que, hoje, abriga diversos restaurantes e vinícolas, mantendo tradições verdadeiramente italianas.

8 – Fica em Curitiba a universidade mais antiga do Brasil

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizada na capital paranaense, é a mais antiga do Brasil, fundada oficialmente em 1912.

9 – Teatro construído com arames

É em Curitiba que fica a Ópera de Arame, um teatro construído a partir de vidros, estruturas metálicas, tubos de aço e coberturas feitas de placas transparentes de policarbonato. Sua estrutura remete a uma construção feita de arame e deu origem ao nome do espaço.

10 – As gírias curitibanas fazem sucesso

As gírias faladas em Curitiba já viraram até tema de vídeo de humor na internet. Algumas clássicas e curiosas são:

Vina, que é salsicha;

Penal, que significa estojo;

Piá, que é sinônimo de menino;

Japona, que é a jaqueta usada quando está muito frio;

Béra, que significa cerveja.

Se vier a Curitiba, já sabe, é bom treinar o vocabulário. Gostou de saber um pouquinho mais sobre Curitiba e está pensando em vir morar na capital paranaense? Conte com a Baggio Imóveis para encontrar o lar perfeito para você. Acesse o nosso site: www.baggioimoveis.com.br e escolha o que mais combina com você.

Share: