5 dicas para quem quer dividir apartamento

Dividir apartamento pode ser uma boa solução para quem busca economizar, mas é importante ficar atento a algumas coisas e definir regras para evitar problemas no futuro.

Dividir apartamento costuma ser uma prática comum entre as pessoas que desejam, por exemplo, sair da casa dos pais, mas não contam com um orçamento tão robusto. Ou ainda para quem vai morar em uma outra cidade para estudar ou trabalhar e precisa dividir as despesas. Os motivos podem ser muitos e se você está pensando em dividir um apartamento com outras pessoas, aí vão algumas dicas para que essa experiência seja positiva.

1 – Avalie e busque pessoas com um perfil parecido com o seu

Conviver com outras pessoas pode ser um desafio grande, afinal, cada um tem costumes e histórias de vida diferentes. Isso está diretamente ligado a como as pessoas se comportam dentro de casa.

Por isso, o ideal na hora de dividir o lar com alguém é buscar pessoas com hábitos parecidos com os seus. As chances de tudo dar certo e a convivência ser tranquila aumentam bastante. Por exemplo, se você tem horários rígidos de trabalho e precisa acordar muito cedo, talvez não seja uma boa morar com alguém com perfil noturno e que dorme mais tarde. Se este for o seu caso, busque pessoas que também acordam e durmam cedo e sigam um ritmo parecido.

2 – Crie regras básicas de convivência

Busque criar algumas regras de convivência e deixe claro que elas precisam ser seguidas. É importante deixar claro o que é importante para cada morador. Se é preciso acordar cedo, estabeleça um horário limite para o barulho. Isso vale também para visitas, festas ou reuniões. Com tudo combinado previamente, fica bem mais fácil lidar com questões delicadas.

3 – Divida as tarefas domésticas

Se tem algo que pode gerar conflito, são as tarefas domésticas. Aliás, vale avaliar o perfil da pessoa também neste sentido. Se você for uma pessoa mais organizada, busque pessoas que também prezam por isso no dia a dia. Em relação às tarefas domésticas, converse com os outros moradores para que, juntos, vocês possam estabelecer uma lista de tarefas e dividi-las de forma igualitária para que ninguém fique sobrecarregado. Esse é um ponto que pode gerar muitas discussões, então quanto mais clara estiver a função de cada um, melhor.

4 – Separe a comida

Outro ponto que é tema de muita discussão é a comida. Por isso, é bom deixar comidas especiais ou específicas separadas e avisar aos demais que aquilo não pode ser consumido. Aqui, novamente, fazer combinados vai ser um diferencial para evitar conflitos. Portanto, defina com os outros moradores da casa o que pode ser compartilhado e o que não pode. Respeitar o espaço do outro também neste quesito é fundamental para evitar briga.

5 – Estipule antecipadamente a divisão das contas

Dinheiro também é sempre uma questão sensível. Portanto, deixe claro desde o início quais são as responsabilidades financeiras de cada um. Aqui também vale perceber qual combinado cabe melhor: uma pessoa pode ficar responsável pelo pagamento das contas e por receber dos demais os valores. Ou cada um pode ficar responsável por uma conta específica. Tudo vai depender do que for acordado. O importante mesmo é tratar esta questão de forma clara e aberta.

Está buscando um imóvel para dividir? Nós podemos ajudar você a encontrar o local perfeito para a sua necessidade. A Baggio Imóveis tem as melhores opções, acesse o nosso site: www.baggioimoveis.com.br e escolha o que mais combina com você.

Share: