Como montar um espaço para o seu animal de estimação

Os animais de estimação são verdadeiros membros da família e, criar um espaço especial para eles, é uma forma de demonstrar o carinho e cuidado que seu pet merece.

Dados e pesquisas do IBGE apontam que os animais de estimação, especialmente cães e gatos, estão presentes em quase 50 milhões de lares brasileiros. Aos poucos, os bichinhos tornarem-se verdadeiros membros da família. Por isso, organizar um cantinho da casa especialmente para eles pode ser uma forma de cuidado com seu bichinho. Está pensando em ter um bichinho de estimação? Nós trouxemos algumas dicas para você montar um espaço ideal para ele dentro de casa.

Organização dos espaços

Tenha em mente que é preciso ter espaços separados para cada atividade do seu animalzinho. Portanto, escolha um lugar para ele se alimentar, outro para ele fazer as necessidades e um terceiro para ele dormir e descansar. É importante que o banheiro seja afastado do local onde ele vai se alimentar. Além de evitar contaminação com o alimento, os animais não gostam de fazer as necessidades no mesmo lugar onde se alimentam.

Se você mora em apartamento, a logística pode ser um pouco mais complexa. Mas, é possível utilizar áreas como a sacada para as necessidades, um canto da sua cozinha para a água e comida e a sala para ele descansar. Isso pode ajudar inclusive na higienização da sua casa e evitar que algum mau odor se espalhe por todos os espaços.

Já se você vive em uma casa, ou possui alguma área externa, incentive e ensine o seu pet a fazer as necessidades ali.

Objetos especiais para ele

Depois de definido o local em que cada coisa ficará, é hora de pensar nos objetos que seu animal de estimação precisa. Os tapetes higiênicos para os cães e as caixas de areia para os gatos são itens indispensáveis. Além disso, invista em uma caminha confortável para ele dormir. Uma dica é colocar uma cobertinha em cima da cama, isso vai facilitar na hora de lavar os objetos. Você lava apenas a coberta e não a cama toda, que ficará limpa.

Outros objetos importantes são os brinquedos. Compre os que são feitos especialmente para os animais de estimação, pois eles utilizam em sua composição itens que não prejudicam a saúde do bichinho, como tintas atóxicas. Os gatos gostam e precisam arranhar as unhas, por isso, compre um arranhador para ele.

Se o animal passa muitas horas sozinho, uma ideia é adquirir os brinquedos que vem com um dispensador. Nele, é possível colocar petisco ou mesmo grãos de ração para que seu pet fique um tempo distraído, tentando tirar a comida ali de dentro. Bolinhas e bichos de pelúcia também ajudam os bichinhos a se divertirem. Sempre que puder, brique com o seu animalzinho, ele também precisa da sua atenção.

Falando em comida, os comedouros e bebedouros também merecem atenção. Lembre-se sempre de higienizar com frequência esses objetos que podem acumular limo ou resíduos e restos de comida. Colocar um tapete embaixo desses itens vai ajudar a manter o chão sempre seco já que é comum e esperado que um pouco de água acabe escapando enquanto ele se hidrata.

Higienização da casa

Esse é também um ponto importante. Mantenha os espaços higienizados e priorize a utilização de produtos de limpeza neutros ou específicos para esse fim, os chamados pet friendly. Alguns produtos comuns, que utilizamos no dia a dia, podem ser muito fortes e tóxicos para os bichinhos. Utilize o aspirador de pó regularmente para limpar os pelos que ficam no ambiente.

Lembre-se: seu animal merece ser sempre bem tratado e viver em um espaço limpo e organizado. Com essas dicas, não tem erro, você e seu animal de estimação viverão sempre felizes.

Gostou e quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Confira as notícias em nosso blog e acompanhe a Baggio Imóveis nas redes sociais.

Share: