4 DICAS DE COMO COMPRAR UM IMÓVEL USADO DE FORMA SEGURA

Adquirir um imóvel é um passo importante. Entenda neste artigo como evitar problemas na hora de adquirir um imóvel usado.

A tão sonhada casa própria é, para muitos, um dos maiores objetivos, que mobiliza esforços e recursos de uma vida inteira, ou boa parte dela. Por isso, é importante estar precavido para não cair em possíveis armadilhas na hora de comprar um imóvel. No caso de um espaço já usado, ou seja, que não está na planta, para ser construído, é preciso prestar atenção em algumas coisas bem específicas.

Confira algumas dicas para evitar problemas na hora de comprar o seu imóvel usado:

1 – Exija as certidões de propriedade

Para evitar golpes, sempre peça documentações que comprovem que o imóvel é realmente daquele vendedor. Para isso, documentos como a cópia da matrícula do imóvel podem ajudar. Fique atento, este documento precisa ser emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis. Esse mesmo documento traz outras informações importantes, como a negativa de ônus e alienação, penhora ou outras disputas judiciais.

2 – Preste atenção em defeitos ou problemas estruturais

Às vezes, em uma visita rápida, avarias podem ser facilmente maquiadas. Por isso, é preciso fazer uma avaliação criteriosa sobre o real estado do imóvel. Se ele precisa de reformas robustas, como as da parte hidráulica e elétrica, você precisa estar ciente para decidir se vale a pena investir nesse negócio ou não.

Verifique todos os detalhes, como rachaduras, infiltrações ou vazamentos. Atente-se também aos móveis, se estão em boas condições e sem infestação de cupim – algo que pode ser mais comum em imóveis mais antigos. Preste atenção em todos os detalhes para saber o que você deseja e o que precisa ser reformado. Tudo isso vai impactar nos custos, portanto, seja criterioso.

3 – Verifique a existência de débitos condominiais ou outros

Se o imóvel fica em um condomínio, certifique-se de que todos os débitos estão em dia. Se, por acaso, existirem dívidas condominiais e você adquirir o imóvel sem saber disso, precisará regularizar uma situação que não foi causada por você. Resumindo, este é um custo que não deve ser arcado por você.

É essencial também que a taxa de IPTU esteja quitada e que as contas de consumo usais, como as de luz, água e gás, estejam todas em dia.

4 – Cheque a idoneidade do vendedor

Peça também documentos sobre o vendedor, por exemplo certidões negativas de ações cíveis, fiscais e trabalhistas, além de protestos de títulos. Isso é necessário porque pode trazer riscos para você caso o vendedor tenha algum problema judicial.

Na Baggio Imóveis você tem segurança na hora de comprar seu imóvel usado. Nós estamos prontos para ajudar você e oferecemos apenas opções que cumprem altos padrões de exigências legais. Além disso, nós temos opções para todos os gostos. Clique aqui e encontre o seu novo espaço! Ou, se preferir, fale com um dos nossos consultores pelo WhatsApp, estamos prontos para te atender.

Share: