Imóveis sustentáveis: o que são e por que viraram uma tendência?

Entenda qual a definição de imóvel sustentável e por que ele é uma tendência dentro do mercado imobiliário.

O tema sustentabilidade já faz parte do dia a dia das pessoas. A preocupação com o meio ambiente e a busca por ações que possam amenizar danos ambientais são recorrentes dentro das organizações. Além de um impacto mais positivo para o mundo, os imóveis sustentáveis também agregam valor aos empreendimentos.

O que são imóveis sustentáveis?

Imóveis sustentáveis são aqueles que buscam equilibrar os impactos causados ao meio ambiente por meio de construções focadas em processos que produzam menos danos possíveis ao ecossistema. Isso tanto durante o processo de construção quanto depois, quando o imóvel for utilizado.

Ou seja, além do uso de materiais sustentáveis, que sejam certificados e que produzam menos resíduos, também é preciso pensar em formas de reaproveitar, por exemplo, a água da chuva e a energia solar. Tudo isso está diretamente ligado ao uso da tecnologia. É por meio de materiais e técnicas inovadoras que essas construções são erguidas.

Benefícios dos imóveis sustentáveis

Um maior desempenho econômico, além da diminuição dos impactos ambientais são algumas das vantagens de escolher um imóvel sustentável. Embora, em alguns casos esse tipo de construção tenha um valor de investimento mais alto, o retorno a longo prazo costuma ser um ponto bastante valorizado. Por meio das soluções de reaproveitamento de recursos é natural que os custos diminuam no dia a dia.

Com o aumento da preocupação das pessoas em relação aos impactos ambientais causados pelo ser humano é natural também que estes imóveis sejam ainda mais valorizados. Isso significa que quem busca um imóvel deste tipo como investimento também tem grandes chances de fazer bons negócios. Estudos já apontam que imóveis sustentáveis são mais valorizados em função do valor agregado que essas construções carregam.

O aumento da qualidade de vida trazido por um imóvel sustável é outro benefício. Construídos em áreas arborizadas e planejados para que sejam bem ventilados e iluminados, garantem bem-estar, dispensando inclusive a necessidade de ar condicionado. Além disso, costumam ser erguidos em locais estratégicos, que favorecem o uso de transporte coletivo, e de fácil mobilidade.

Certificações

É importante estar atento para um detalhe: este tipo de imóvel precisa de algumas certificações para ser considerado, realmente, sustentável. Isso garante segurança para quem está buscando algo com essas características. Para carregar o título de imóvel sustentável é preciso que o empreendimento tenha a certificação LEED que, em português, significa Liderança em Energia e Design Ambiental.

Essa certificação foi criada e é concedida por uma organização chamada United States Green Building Council (USGBC). Os empreendimentos que buscam a certificação são avaliados em diversas categorias, como: eficiência hídrica, inovação, localização e transporte, qualidade do ambiente interno, materiais e recursos, entre outras.

Isso significa que um imóvel só realmente alcança o título de sustentável quando cumpre todos os pré-requisitos necessários. Portanto, se você está buscando um imóvel sustentável, procure saber se ele foi devidamente certificado.

Tendência de mercado

Com a pauta da sustentabilidade ganhando mais notoriedade, esse tipo de imóvel é considerado um nicho de mercado com grande potencial. Diante disso, o número de empreendimentos com tais características vem crescendo e deve aumentar ainda mais. Para se ter uma ideia, em 2019, o Brasil foi o 4º colocado no ranking mundial de edificações certificadas, dado que demonstra o alto potencial deste tipo de empreendimento por aqui e uma grande tendência de mercado.

Quer ficar por dentro de outras tendências do mercado imobiliário? Clique aqui e acesse nosso blog.

Share: