Comprar ou alugar um imóvel: qual a melhor opção?

Está em dúvida entre comprar ou alugar um imóvel? Confira neste artigo as vantagens e desvantagens de cada uma das opções e escolha a que se encaixa no que você busca.

Comprar ou alugar um imóvel pode ser uma grande questão para quem pretende dar esse passo importante em direção à casa própria. Afinal, não é algo fácil de escolher, principalmente por envolver quantias significativas de dinheiro.

Além disso, em ambos os casos, a decisão envolve um comprometimento a longo prazo, seja em maior ou menor grau. Ou seja, é preciso estar bem decidido para não se enrolar mais para frente.

Por isso, trouxemos alguns pontos importantes a serem considerados antes de qualquer decisão ser tomada.

Primeiro de tudo, é preciso entender o que você espera e quais são as suas necessidades. Isso vai impactar muito na decisão e no que é melhor. Quem está buscando o primeiro imóvel, por exemplo, tem necessidades completamente diferentes de quem está procurando um lugar para se mudar com a família.

Confira algumas vantagens e desvantagens de cada opção:

Quando alugar

Durante muito tempo acreditou-se que comprar fosse sempre a melhor opção por ser uma garantia de investimento e de futuro. Porém, atualmente muita coisa mudou e esse cenário já não é mais o mesmo.

Alugar um imóvel pode ser a melhor opção para quem, por exemplo, não tem a quantia de dinheiro necessária para, pelo menos, dar entrada em um financiamento. Se o dinheiro está curto e o orçamento for apertado, alugar pode ser a melhor solução. Com a grande quantidade de imóveis disponíveis para locação é possível encontrar um lugar que caiba no orçamento e atenda às necessidades.

Além disso, há também outros pontos para avaliar, entre eles: se a ideia não é passar muito tempo naquela cidade ou mesmo se há o desejo de mudar de país. Também é a opção mais indicada para quem ainda não tem planos certos em relação à família. Por exemplo, se você pretende ter filhos, talvez, em algum momento, precise de um imóvel maior.

Financeiramente, alugar também pode ser vantajoso até mesmo para quem consegue adquirir um imóvel à vista, já que o montante maior pode ficar investido em algum fundo e/ou poupança viabilizando um rendimento mensal. Para saber se o investimento dará lucro, o ideal é calcular a taxa de retorno. Além de tudo isso, há ainda a economia em relação ao imóvel em si, já que obras e algumas manutenções ficam a cargo do proprietário.

A grande desvantagem está mesmo no fato de que todo dinheiro pago no aluguel, não retornará. Ou seja, se a ideia é investir em algo que trará retorno, o ideal é a outra opção.

Quando comprar

Embora em ambos os casos o planejamento financeiro seja primordial, na hora de comprar ele é ainda mais importante. Assumir a responsabilidade de um financiamento exige bastante planejamento.

Além disso, é importante também analisar o local do imóvel antes de decidir pela compra.

A grande vantagem de adquirir um imóvel é justamente possuir um bem em seu nome. Além de ser uma forma de investimento é também uma segurança e um lastro caso venha a ser necessário buscar recursos no mercado financeiro.

 Outro ponto que deve ser considerado é em relação à liberdade de poder decidir o que será feito no espaço, pois quem decide se vai reformar, o que vai mudar ou como decorar os ambientes é o proprietário.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel, pode escolher o que é melhor no seu caso.

Se ainda está com dúvidas, nós podemos ajudar. Entre em contato conosco!

Está buscando um imóvel para alugar ou comprar? Clique aqui e encontre a opção perfeita para você.

Compartilhe esse post
Baggio Imóveis
Baggio Imóveis

Soluções Imobiliárias para Curitiba e Região.

Não deixe um Imóvel Parado

Anuncie seu imóvel com a Baggio Imóveis ou Indique um Imóvel e GANHE A PARTIR DE R$ 150,00 + COMISSÃO

Veja mais posts...
Nos acompanhe nas Redes Sociais
plugins premium WordPress