Perspectivas do mercado imobiliário pós-pandemia

A crise causada pela pandemia afetou muitos setores econômicos, porém, o mercado imobiliário foi um dos menos comprometidos.

São bastante positivas as perspectivas do mercado imobiliário para o período pós-pandemia. O setor está confiante pois, apesar de ter sentido os impactos causados pela pandemia, já vem se organizando e percebendo um cenário que indica retomada.

Para os especialistas, apesar da demanda ter sido reprimida nestes últimos meses, ela continua existindo e deve impulsionar bastante o setor imobiliário no pós-pandemia.

Um detalhe relevante para o mercado é a pluralidade de seus segmentos, por exemplo: locação, construção civil, incorporações, entre outros. Por isso, os impactos e crescimentos serão diferentes para cada um.

Enquanto muitos setores precisaram interromper total ou parcialmente suas atividades, o da construção civil teve apenas uma pequena redução. Em geral, mantiveram-se funcionando canteiros de obras e construções no geral.

O que vem por aí
Muitos acreditam que algumas práticas aderidas na pandemia vão se perpetuar, como é o caso do trabalho remoto. Isso traz uma tendência para os imóveis, que devem passar a contar com áreas de escritório que atendam a essa necessidade.

Além disso, com o isolamento social e maior tempo em casa, cresceu a procura por imóveis maiores, que contem com áreas como sacadas, área verdes ou outros espaços abertos. Segundo pesquisas, imóveis com características como ambientes bem divididos, jardins e varanda passaram a ter maior procura por parte dos consumidores.

É possível que, também impulsionado pelo trabalho remoto, cresça a procura por imóveis mais distantes dos centros das cidades. Sem a necessidade de se deslocar para trabalhar, pode aumentar a procura por imóveis mais afastados das áreas centrais, onde é possível encontrar espaços maiores e com preços mais acessíveis, como é o caso de chácaras e terrenos em condomínios fechado.

Investimento e oportunidade de negócio
Para quem está pensando em investir, este pode ser um bom momento. Atualmente, é possível encontrar oportunidades no mercado imobiliário. Além da oportunidade de revenda desse imóvel que, com a retomada pós-pandemia, terá seu preço valorizado, é possível disponibilizá-lo para locação, garantindo uma renda extra.

Outro ponto importante é que, com a baixa da taxa Selic, deixar o dinheiro parado na poupança pode significar lucros menores. Além disso, a queda nos juros também faz com que as condições de financiamentos melhorem, sendo, portanto, uma ótima oportunidade para quem busca investimentos seguros e com lucros maiores.

Auxílio de especialistas
Uma boa dica para quem está pensando em investir, é contar com o auxílio de um especialista na área. A ajuda de um corretor é fundamental para alinhar as expectativas em relação à localização, tipo e características do imóvel.

Com os direcionamentos adequados, é possível saber qual o melhor custo-benefício, que trará o máximo retorno do investimento. Contar com a ajuda do corretor de imóveis traz também outras vantagens, confira no artigo que produzimos sobre o tema como eles podem ajudar: Clique aqui.

Na Baggio Imóveis, nós podemos ajudar você que está em busca de um investimento imobiliário. Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com a gente.

Share: