Como é morar no bairro Água Verde? Saiba mais!

O Água Verde é um dos bairros mais tradicionais de Curitiba e ele mescla conforto e praticidade para quem está procurando um local para morar. Os principais benefícios dessa região são: variedade comercial, proximidade com o centro e fácil acesso aos principais pontos da cidade. Não é a toa que se tornou um dos bairros mais desejados para quem compra ou aluga um imóvel em Curitiba.

Ficou interessado em saber mais sobre o Água Verde? Vamos contar as principais características do bairro neste artigo!

História do bairro Água Verde

Antigamente a região era conhecida como Colônia Dantas e começou a ser povoada por imigrantes italianos no final do século XIX. O nome “Água Verde” surgiu por causa de um rio que cerca toda a extensão do bairro e termina nas águas do Rio Belém. As algas presentes no rio faziam com que a cor da água ficasse esverdeada, o que resultou no apelido que mais tarde se tornou nome oficial do bairro. Hoje, este rio está canalizado e corre em boa parte no subterrâneo.

Bairros próximos

Um dos destaques do Água Verde é a proximidade dele com os principais bairros da cidade, principalmente pelo fácil acesso aos locais onde ficam situadas diversas empresas e universidades. O bairro tem mais de 5km de extensão, é muito arborizado e possui muitas praças e áreas de lazer.

Os bairros próximos são: Batel, Centro, Portão, Vila Izabel, Rebouças e Seminário. As vias expressas facilitam ainda mais o acesso aos bairros mais distantes e várias linhas importantes de ônibus passam pela área, como os biarticulados Pinheirinho e Santa Cândida-Capão Raso, que fazem a ligação do eixo Norte-Sul da cidade e também o Interbairros I, que conecta o Água Verde com os bairros Batel, Bom Retiro, Centro Cívico, Juvevê, Bigorrilho, Mercês, Prado Velho e Rebouças. Além disso, diversas linhas de ônibus alimentadores também circulam na região, aumentando o acesso a toda a cidade.

Praças, atrativos e pontos famosos

O bairro conta com várias áreas de lazer, entre praças, academias ao ar livre, bares, cafés, restaurantes, clubes e até mesmo o estádio do Athlético Paranaense. Veja alguns dos pontos mais conhecidos do bairro:


Arena da Baixada: A Arena da Baixada, antigo estádio Joaquim Américo, é o estádio do Clube Athlético Paranaense. Foi totalmente reformada em 2014 para sediar a copa do mundo. Atualmente, além de receber as partidas de futebol do Athlético, o estádio também recebe shows, eventos e outras competições esportivas. 

Praça Afonso Botelho – Praça do Athlético: a praça fica localizada ao lado da Arena da Baixada e possui quadra poliesportiva, canchas de vôlei e futebol, salas de ginástica, playground para as crianças, ciclovia e pista para caminhada. Excelente local para passear e praticar atividades físicas. 

Bares e Restaurantes: Para quem gosta de ir em bares, cafés, restaurantes e até mesmo apreciar a vida noturna da cidade, o Água Verde é uma boa opção. São diversos restaurantes que atuam na região. Alguns dos bares mais tradicionais da cidade também estão nessa área.

Clubes: O Clube Curitibano e a Sociedade Água Verde são dois dos clubes mais tradicionais da cidade e ficam localizados no bairro Água Verde. Ambos oferecem atividades e eventos aos seus associados, fornecendo em sua estrutura piscinas, saunas, locais para práticas esportivas, academias, entre outros recursos.

Shopping Água Verde: Esse é um dos centros comerciais mais antigos de Curitiba, não tem o movimento que os grandes shoppings da cidade, mas continua sendo uma referência para compras no bairro.

Avenida República Argentina: Essa é uma das principais ruas de comércio na região. Ela atravessa diversos bairros e lá você encontra o Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia, a Paróquia São Jesus do Portão – construída no início do século, Shoppings, terminais, escolas e tudo o que você precisa em 4km de extensão da Avenida.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a região? Um dos pontos fortes para quem quer morar nessa área é a tranquilidade, segurança e localização privilegiada. É um excelente local para quem quer se mudar com a família para um local com maior conforto e praticidade. 

Outra vantagem é que a região conta com uma versatilidade enorme de imóveis disponíveis, sendo possível encontrar opções para todos os perfis e necessidades. Clique aqui e veja os imóveis que temos no bairro Água Verde!

Share: