6 passos para colocar seu imóvel para alugar

Colocar um imóvel para alugar pode ser um desafio, principalmente se você decide fazer isso sozinho. Mas para quem quer investir ou ter uma renda extra, deixar o imóvel parado e vazio não é uma boa opção. 

Entretanto, o processo de locação pode ser mais fácil do que se imagina. Confira nosso passo a passo e facilite sua vida e seus negócios.

Colocar o imóvel para alugar, por onde começar? 

Somente ter um imóvel disponível não é o suficiente para contar com uma renda extra com aluguel. Existem algumas dicas básicas que te garantem mais segurança e ajudam a dar o primeiro passo para atingir o cliente certo garantindo sucesso no mercado imobiliário.

1.    Preocupe-se com a manutenção e conservação do imóvel

Locais limpos, bem conservados e com a manutenção em dia têm mais chances de serem alugados com agilidade. Aliás, colocar um imóvel para alugar com problemas na estrutura é uma péssima ideia. Primeiro porque é possível que no futuro o inquilino tenha dores de cabeça com a locação.

Segundo, porque esse tipo de problema irá desvalorizar o valor do aluguel. Certamente, o preço que você poderá pedir pelo imóvel será bem abaixo do que se ele estivesse em perfeitas condições. Por isso, garanta que as condições do seu prédio estejam em dia e as chances de locação serão maiores. 

2.    Faça uma avaliação para definir o valor do aluguel

Depois de estar com a manutenção em dia, é hora de fazer uma avaliação para definir o valor do imóvel para alugar. Você deve levar em consideração que, quanto mais novo estiver, mais alto será o preço. Entretanto, a localização e o tamanho também são pontos importantes que valorizam a locação.

Uma dica é pesquisar como estão os preços dos imóveis com as mesmas características e localização que o seu. Afinal, se você anunciar um valor muito fora do oferecido no mercado, é provável que ele tenha as chances de interessados reduzidas.

3.    Pense no perfil de inquilino que você deseja 

Traçar o perfil do inquilino que você deseja para o seu imóvel também é um passo importante. Por exemplo, se a sua locação fica próxima a uma universidade, será ideal para jovens solteiros e universitários, que procuram residência durante o período letivo. 

4.    Decida quem irá administrar o seu imóvel 

Certamente, contar com a ajuda de profissionais capacitados e com conhecimento no mercado imobiliário para colocar o imóvel para alugar, é a melhor forma de garantir uma renda extra sem ter dores de cabeça. 

Escolha uma imobiliária que tenha boas referências, como a Baggio, que está há mais de 30 anos no mercado. Uma empresa com muita credibilidade traz garantia de que seu imóvel estará seguro.

 5. Divulgue

De nada adianta seguir corretamente todos os passos se você não divulgar a disponibilidade da sua locação. Aliás, é fundamental saber escolher os melhores meios para anunciar o seu imóvel para alugar. Eles podem ser:

  •  redes sociais;
  • cartazes e classificados dos jornais;
  • grandes portais da internet, com Imóvel Web e Zap Imóveis.

 6.    Prepare a documentação

Já apareceram inquilinos interessados em fechar negócio? Agora é hora de preparar a documentação. É fundamental que toda a negociação seja documentada e o contrato seja assinado para que, tanto o inquilino quanto o proprietário, estejam mais seguros quanto à locação.

Não se esqueça também de colocar no documento:

  • preço do imóvel para alugar;
  • o tempo de vigência do contrato;
  • as garantias e penalidades em caso de atraso, quebra de contrato, inadimplência, entre outros problemas.

A melhor escolha!

Certamente, a melhor opção na hora de falar em locações para gerar renda extra é contar com a ajuda de uma imobiliária. Sobretudo, alugar por conta própria pode trazer muitas complicações, além de correr o risco de não receber o valor combinado no fechamento do aluguel.

Pense que ao contratar uma imobiliária como a Baggio, você não precisará se preocupar com toda a burocracia, documentação, taxas, entre outros. Além disso, a locação será realizada com mais rapidez, pois as empresas já possuem uma ampla divulgação dos imóveis disponíveis, além de já conhecerem alguns interessados em alugar uma casa ou ponto comercial. Ou seja, as vantagens são infinitas.  

Share: