Você já conhece o Vale do Pinhão?

O movimento originário de Curitiba fomenta o desenvolvimento de tecnologias em startups, incubadoras, aceleradoras, universidades e fundos de investimento da região

O Vale do Pinhão tem o propósito de desenvolvimento econômico e tecnológico, mantendo o foco na inovação, mas de uma maneira sustentável. Portanto, visa criar um ecossistema de startups e incubadoras em Curitiba como parte de uma estratégia do plano da cidade. As áreas abrangidas pelo Vale do Pinhão se organizam em seis pilares, que ficam alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU). São eles: educação e empreendedorismo, tecnologia, reurbanização e desenvolvimento, integração e articulação do ecossistema de inovação e fomento fiscal. O programa foi criado pela Prefeitura de Curitiba, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A.

O Vale do Pinhão é um movimento próprio de Curitiba que visa também promover as mais diversas ações relacionadas às Smart Cities, ou simplesmente “Cidades Inteligentes”. Uma cidade com essa característica consegue manter o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que a qualidade de vida do cidadão também é beneficiada.

Diversos ecossistemas de inovação também estão envolvidos nessa parceria. O requisito para participar do Vale do Pinhão é que o objetivo desses ecossistemas seja o desenvolvimento de inovações, por isso tem havido grande adesão de universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups, movimentos culturais e criativos. Também fazem parte da parceria o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (FECOMERCIO-PR).

O nome é uma referência ao Vale do Silício, que fica situado na região do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Lá fica a sede da Universidade de Stanford e também empresas de nível global, como Google, Facebook e Apple.

Benefícios

O Vale do Pinhão vem há algum tempo gerando negócios, empregos e receitas para o município. Atualmente Curitiba é líder em geração de empregos na área de Tecnologia da Informação no Paraná. Em 2018, a capital também foi eleita a cidade mais inteligente do Brasil.

Com o Vale do Pinhão também veio a criação do Curitiba Tecnoparque, um programa que incentiva atividades de telecomunicações, informática, pesquisa e desenvolvimento, design, ensaios e testes de qualidade, instrumentos de precisão e automação industrial, biotecnologia, nanotecnologia, saúde, novos materiais e tecnologias ambientais.

Esse programa, por exemplo, oferece um desconto no Imposto Sobre Serviços (ISS) para empresas que investirem na área de tecnologia e inovação.

Algumas outras vantagens são oferecidas àquelas startups que se dispõe ao cadastro no Vale do Pinhão. Análise sistemática do crescimento do ecossistema, apresentação a Fundos de Investimento para buscar financiamento para ideias e aconselhamento, apresentação da startup em evento no Engenho da Inovação (que conta com transmissão via web), identificação de ações para o apoio ao desenvolvimento das startups, a indicação da startup a instituições de apoio e fomento, a participação nas reuniões sobre as ações da Prefeitura para o desenvolvimento e, por fim, prioridade na participação nos programas para startups dos parceiros. A proposta da Prefeitura de Curitiba é de suprir a lacuna de acesso à tecnologia e unir forças para desenvolver empresas mais inovadoras.

A Baggio Imóveis também acredita e investe no setor de inovação, fomentando a CINCO Incubadora e Aceleradora, um espaço de desenvolvimento de soluções para o mercado imobiliário e construção. Segundo nosso diretor Leonardo Baggio, “A CINCO é um espaço de incubação e aceleração para construtechs e proptechs, que também promove eventos, cursos e palestras para levar mais conhecimento a respeito do mundo das startups”. Saiba mais e curta a fanpage da CINCO em www.facebook.com/cincoincubadora.

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais sobre assuntos relacionados a Curitiba e inovações!

Share: