Os riscos do aluguel direto

Apesar de parecer rápido e econômico, a falta de experiência pode gerar uma tremenda dor de cabeça para ambas as partes

Imagem: Freepik

Contar com uma boa imobiliária quando se quer alugar um imóvel ou colocar o seu para alugar é fundamental. Pode até parecer tentador tratar com o aluguel direto com o proprietário do imóvel ou com o cliente em potencial, mas o procedimento esconde diversos riscos e demanda trabalhos extras que deverão ser executados.

Um dos principais pontos é o contrato. Sem o profissional adequado, o advogado da imobiliária, um contrato com cláusulas mal elaboradas pode gerar problemas futuros, como quando o imóvel for entregue novamente ao proprietário, quando param de pagar o aluguel e até mesmo quando não aceitam sair dos imóveis.

A chance do relacionamento entre as duas partes pode ficar deteriorada com o tempo, essa é uma preocupação que deve ser levada a sério. Isso porque os proprietários se consideram com direito total sobre o imóvel e acabam intervindo também em modificações internas. Discussões sobre o reajuste de aluguel, responsabilidade sobre reformas e atrasos em pagamentos são os desentendimentos mais comuns.

Valor do aluguel

Contar com uma imobiliária idônea é muito vantajoso na avaliação de valor a ser pago pelo aluguel. O aluguel direto dá margem para que o proprietário cobre um valor maior do que o real valor do imóvel no mercado; isso porque pequenos detalhes podem aumentar ou abaixar o valor total e muitas vezes o proprietário não sabia disso. A Baggio, por exemplo, trabalha para que qualquer necessidade que se tenha no mercado imobiliário seja atendida com maestria.

Em relação ao pagamento de condomínio e IPTU, as duas partes podem ficar à mercê da responsabilidade do outro. Se ficar combinado que o inquilino paga o condomínio e ele não pagar, é possível que o proprietário sequer fique sabendo até a multa exorbitante chegar.

O proprietário também tem o direito de ajustar o valor do aluguel uma vez ao ano. Quando não há um contrato regulamentando como será esse reajuste, o inquilino pode simplesmente não aceitar pagar o valor. Ou, então, o valor ser reajustado a um número muito superior ao anterior.

Possíveis atrasos de pagamento podem ser uma dor de cabeça caso o aluguel seja direto. Quando a mediação é feita pela imobiliária, os pagamentos são realizados através de boletos com multa por atraso. Em negociações diretas o valor pode ir acumulando com o passar dos meses e virar uma grande bola de neve.

Condições de negócio

Em negociação direta, há sempre o risco de se assinar um contrato sem as informações necessárias ou sem clareza total. Os profissionais capacitados das imobiliárias além de, como dito anteriormente, saberem tudo que é necessário em um contrato, também podem explicar cada uma das cláusulas para você.

Também é preciso estar atento com golpes. Normalmente pessoas mal intencionadas oferecem aluguéis em anúncios na internet, por exemplo, com preços muito atrativos e negociações bem abertas para as vontades do inquilino. As pessoas são atraídas pela oferta, e então lhes são cobradas taxas de reserva, valores em caução etc.

Um contrato bem redigido dá garantias reais para o proprietário e o inquilino. Quando uma imobiliária não está presente na negociação, o inquilino pode ser lesado por condições impostas pelo proprietário, como despejo sem aviso prévio e necessidade de saída do imóvel em prazo muito curto.

A Baggio Imóveis oferece todas as condições necessárias para que o processo de aluguel seja o melhor para ambas as partes! Continue acessando o nosso blog para mais novidades no mundo imobiliário e também curiosidades sobre Curitiba e região.

Share: