Sem categoria

Fique por dentro do que é permuta de imóveis!

A permuta de imóveis pode ser uma ótima opção para quem procura um novo lugar para morar. Nesta modalidade, não é necessário o pagamento em dinheiro, mas através de bens equivalentes. Este tipo de negociação se aplica a qualquer tipo de imóveis, terrenos, casas, apartamentos e imóveis a serem construídos. Assim como quando você vai comprar um novo imóvel, ou vender o seu, esta é uma operação que merece ser observada em todos os detalhes. Saiba como funciona este tipo de negociação e descubra cuidados que devem ser tomados para que a negociação não traga dor de cabeça no futuro.

Como a permuta funciona?

Não é tão difícil como parece, na verdade é bem simples. A permuta nada mais é do que uma negociação em que as duas partes envolvidas no negócio irão trocar bens ao mesmo tempo. Em casos como esse, só há pagamento em dinheiro caso os bens tenham valores muito distantes um do outro. Para entender melhor, a permuta imobiliária é um tipo de negociação onde haverá uma troca de imóveis entre as partes envolvidas, existindo ou não uma compensação financeira.

Quando fazer a permuta

Existe um fator que pode dificultar a permuta, quando o proprietário não quer um imóvel em troca e sim o pagamento em dinheiro, por isso a negociação deve ser feita de forma clara e direta. Ela se torna mais vantajosa quando o imóvel é pequeno e está em uma região de pouca oferta, isso faz com que ele seja bom para as duas partes. Mas na hora de efetuar a permuta é bom que os dois imóveis sejam extremamente avaliados para que os valores estejam claros e nenhuma das partes saia prejudicada.

Quais as vantagens de fazer permuta?

Quando não há compensação financeira e apenas a troca de bens, não haverá tributação do Imposto de Renda. Caso exista essa compensação financeira em dinheiro, a tributação vai seguir proporcional ao valor dado. Sendo assim, quanto menor a compensação, menor a tributação.

Quais as desvantagens de fazer permuta?

Infelizmente nem tudo só tem um lado bom. A permuta também tem suas desvantagens. Nesse caso para tranquilizar a todos, na permuta a desvantagem é mais uma dificuldade do que algo mais grave. Isso se dá ao fato de que é muito difícil encontrar outra pessoa que aceite trocar um imóvel ao invés de receber tudo em dinheiro.

Entendeu como pode ser feito? Caso tenha ficado alguma dúvida ou você está pretendendo realizar este tipo de negócio e não sabe por onde começar, vem falar com a gente. Na Baggio Imóveis há profissionais capacitados e com todas as informações na ponta da língua para deixar você por dentro dos mais variados tipos negócios do setor imobiliário. Vamos conversar!

Share: