Sem categoria

Confira dicas para pintar a casa

Em momentos de crise econômica é natural que as pessoas queiram economizar. Mas isso não é motivo para deixar passar aquela oportunidade de dar uma revigorada na sua casa. É possível repaginar o ambiente sem ter que gastar com a mão de obra. E quem entende do assunto afirma, nada impede os consumidores de pintarem suas próprias casas sozinhos. Para isso, é necessário o uso de materiais de confiança, e ter como base um roteiro, além de muita criatividade. Confira algumas dicas:

como_pintar_a_casa

1 – Prepare o ambiente: plástico bolha para os objetos e móveis e papelão para o piso, pois além de sustentável, ele absorve a tinta e evita a sujeira pela casa. Já para os rodapés: fita crepe e as maçanetas podem ser protegidas com papel alumínio.

2 – Escolha o pincel ou rolo ideal. Para pinturas em superfícies de alvenaria utilize o rolo de lã, já às superfícies de madeira e metal, o mais indicado é o rolo de espuma.

3 – Sabe aquele pó que fica após lixar a parede? Então, ele precisa ser totalmente removido com um pano úmido e é necessário aguardar a secagem completa para iniciar a pintura.

4 – Para pintar em alvenaria, antes de mergulhar o rolo de lã na tinta, lave-o com água limpa e remova o excesso, deixando-o bem sequinho. Sempre tire o excesso de tinta.

É importante saber qual o local será pintado, pois existe um rolo específico para cada tipo (Foto: Reprodução)

5 – Vai utilizar tinta fosca? A dica aqui é aplica-la de baixo para cima “desenhando uma letra N”. Feito isso, volte preenchendo os espaços vazios. Após aplicar a primeira demão, aguardar quatro horas para aplicar a segunda.

6 – Caso tenha escolhido uma tinta com acabamento acetinado ou brilhantes, passe o rolo na parede de baixo para cima “rolando de lado a lado”. Assim com as tintas foscas, é necessário aguardar quatro horas para uma segunda aplicação.

7 – Evite retoques, principalmente nas tintas com acabamento brilhante ou acetinado, pois eles podem gerar manchinhas indesejáveis.

8 – Após o trabalho feito, é muito importante limpar os materiais utilizados, a dica aqui é usar água lima para os produtos com base de água. Já os produtos à base de solvente, utilize thinner de limpeza ou aguarrás.

Share: