Sem categoria

Como fazer decoração de apartamento pequeno

Conseguir espaço em apartamentos pequenos é um desafio enorme. Por isso, é essencial acertar na decoração dos ambientes. O primeiro passo da reforma deve ser eliminar tudo o que não é mais usado – lembre-se que itens guardados há mais de três anos precisam ter a utilidade questionada.

A próxima etapa é caprichar no planejamento dos ambientes. Afinal, integrar espaços e usar peças multiuso são recursos que ajudam na conquista de amplitude. Confira dicas por cômodo:

Cozinha – Um trunfo para ganhar espaço na cozinha é investir em móveis planejados. Tal recurso permite, por exemplo, aproveitar melhor quinas, locais vazios e até mesmo o pé direito alto do imóvel.

Os armários planejados devem contar ainda com boa organização interna. O ideal é guardar panelas em gavetões, vasilhas em prateleiras altas, talheres em gavetas rasas com divisórias e deixar alguns compartimentos específicos para os mantimentos.

A sensação de um ambiente maior também pode ser conseguida por meio de eletrodomésticos embutidos e dos famosos cooktops. Outra solução interessante é instalar prateleiras e nichos nas paredes, aproveitando todos os espaços, ou adaptar um tampo móvel na bancada para fechar a pia quando necessário.

E entenda que a cozinha não precisa ter mesa de apoio, já que é possível improvisar o local das refeições com uma estrutura junto da pia.

Quarto – Alguns truques podem ser usados para conquistar amplitude na decoração do quarto do pequeno apartamento. Uma saída é valorizar a presença de espelhos, seja na cabeceira, nas portas do guarda-roupa ou nos próprios móveis.

Outra dica é abusar de itens práticos e multiuso (como pufes, mesas laterais, nichos, prateleiras e camas box com gavetas). Além disso, evite acumular móveis. Caso não haja lugar para o closet, improvise com araras em uma estrutura aberta.

A falta de espaço permite retirar alguns itens do ambiente. O criado-mudo é um exemplo. É possível usar apenas um ao lado da cama ou improvisar a peça com uma prateleira na parede.

Cuide também para haver cores neutras na decoração do apartamento pequeno, pois é uma forma de fazer com que o local pareça maior. Invista nos tons off-white – branco, bege, cinza – e deixe o colorido para os itens decorativos.

Sala de estar – A sala, por sua vez, não deve ter muitos itens decorativos ou móveis. O indicado aqui é usar apenas um sofá de três lugares e uma poltrona ou dois pufes, uma vez que o excesso de peças deixará o ambiente apertado e com pouca circulação.

O ganho de espaço acontece ainda com a presença de rodízios nos pufes (o que traz flexibilidade), móveis de formatos arredondados e mesas extensíveis.

Outra dica para aumentar o espaço na sala é decorar a parede com poucos quadros e investir em truques de ótica. Papéis de parede com listras na horizontal, por exemplo, deixam o local mais largo – e as verticais trazem a sensação de um pé direito maior.

Banheiro – Decorar o banheiro do apartamento pequeno significa apostar em itens práticos. Valorize a presença de ganchos, suportes ou estantes rasas para organizar os acessórios.

Outra dica é fazer nichos dentro do próprio box e arrumar os shampoos e os sabonetes. Mas lembre-se de saber exatamente onde ficam os canos antes de abrir o buraco na parede, evitando estragos na estrutura.

A economia de espaço acontece também na presença de cubas semi-encaixe. Tais modelos podem ser usados em tampos de 35 cm, ao contrário das cubas tradicionais, que exigem lavatórios de 50 cm.

Evite ainda o excesso de armários e cuide para que móveis e revestimentos tenham cores claras. A iluminação do local é outro aspecto importante no projeto. É recomendado ter entrada de luz natural e o espelho com luzes de foco direcionado.

Está procurando um apartamento pequeno? Na Baggio Imóveis você encontra o seu espaço!

Fonte: Revista Zap

Share: