Entenda como funciona reajuste, rescisão e retomada do imóvel

Foto: Reprodução / Procon Barretos
Foto: Reprodução / Procon Barretos

Em um contrato de locação de imóveis constam, entre outros dados, o índice de reajuste e as condições para os casos de rescisão do contrato e retomada do imóvel. Mas o que isso significa? O que pode acontecer? Veja só:

Reajuste do aluguel

Anualmente é feito um reajuste no valor do aluguel e o índice do mesmo deve estar acordado pelo locador e pelo locatário através do contrato. Geralmente é utilizado o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

Rescisão do contrato

O inquilino pode deixar ao imóvel antes do prazo, mas é preciso pagar uma multa estabelecida em contrato. Normalmente o valor é equivalente a três meses de aluguel, mas pode variar de acordo com o tempo restante da locação.

Retomada do imóvel

O proprietário pode retomar seu imóvel de duas formas. Uma delas é a denúncia vazia, na qual é feito um pedido formal para que o inquilino saia. A outra é por via judicial, geralmente utilizada por problemas com falta de pagamento no qual não existem mais opções de negociação.

Agora que você entende melhor algumas condições do contrato de locação de imóveis, aproveite para visitar o site da Baggio Imóveis e conferir nossas opções.

Fontes: Fórum ImobiliárioRevista Pense Imóveis

Compartilhe esse post
Picture of Baggio Imóveis
Baggio Imóveis

Soluções Imobiliárias para Curitiba e Região.

Não deixe um Imóvel Parado

Anuncie seu imóvel com a Baggio Imóveis ou Indique um Imóvel e GANHE A PARTIR DE R$ 150,00 + COMISSÃO

Veja mais posts...
Nos acompanhe nas Redes Sociais
plugins premium WordPress