São Lourenço: o bairro cada vez mais residencial

Foto: Reprodução / Ippuc
Foto: Reprodução / Ippuc

O bairro São Lourenço faz divisa com os bairros Abranches, Ahú, Barreirinha, Boa Vista, Bom Retiro e Pilarzinho. Nele, localiza-se um dos principais parques de Curitiba, o qual leva o mesmo nome do bairro. Saiba mais sobre essa região.

Nome

O nome do bairro uma referência ao mais célebre dos mártires de Roma, nomeado santo católico, São Lourenço de Huesca. Condenado a morte, tem sua história cercada de lendas. Sabe-se que seu corpo foi enterrado junto à via de Tivoli, onde em seguida foi construída a basílica de São Lourenço Extramuros. Ao ser retratado, principalmente por artistas ligados a igreja católica, é apresentado um rosto muito calmo para o S. Lourenço – diz a lenda que no período que sofreu tortura, o mártir de Roma manteve-se sereno.

História

O desenvolvimento comercial e urbano da região do bairro São Lourenço acompanhou o cenário da erva-mate no início do século XX. A consolidação aconteceu na década de 1950, principalmente através da Rua Mateus Leme, uma das mais tradicionais da cidade.

A região, que é coberta por pinheiros, gabirobas, imbuias e aroeiras, está se tornando cada vez mais uma área residencial. Os primeiros habitantes chegaram na região no século XIX, e eram em sua maioria imigrantes portugueses.

Atualmente o bairro tem pouco mais de 6 mil habitantes em uma área total de 2,26 km². Há no bairro apenas um parque, o Parque São Lourenço; além de comércio e colégios. Confira no site da Baggio Imóveis algumas opções de residência nessa região.

Fontes: Prefeitura de Curitiba, Wikipedia

Compartilhe esse post
Picture of Baggio Imóveis
Baggio Imóveis

Soluções Imobiliárias para Curitiba e Região.

Não deixe um Imóvel Parado

Anuncie seu imóvel com a Baggio Imóveis ou Indique um Imóvel e GANHE A PARTIR DE R$ 150,00 + COMISSÃO

Veja mais posts...
Nos acompanhe nas Redes Sociais
plugins premium WordPress