Qual é o momento certo para adquirir um imóvel?

imovel

Foto: Reprodução / Lugar Certo

Cada vez mais, jovens a partir dos 20 anos de idade estão começando a pensar em adquirir um imóvel. No entanto, como saber qual é o momento certo para se comprometer com um financiamento? Para isso, é preciso pensar em três aspectos principais. Confira.

Estabilidade financeira

O ideal é conseguir poupar dinheiro para comprar o imóvel sem precisar optar pelo financiamento. No entanto, esta é uma realidade para poucos, principalmente nos casos dos jovens.

Ainda assim é preciso considerar a estabilidade financeira, pois a pessoa irá se comprometer com um endividamento a longo prazo. Nestes casos o ideal é que as prestações do financiamento não ultrapassem 20% da renda, que também deverá cobrir gastos com alimentação, educação, transporte, etc.

Planos pessoais e familiares

É preciso ter em mente alguns objetivos de vida, por exemplo, se a pessoa pretende morar sozinha ou com alguém, casar ou ter filhos. Esses planos podem interferir na escolha do imóvel, que deverá suprir as necessidades de acordo com as metas de cada um.

Planos profissionais

Além da estabilidade financeira, que depende dos planos profissionais, é importante pensar também no futuro. Alguns jovens ainda querem realizar mais uma graduação, pós, cursos de idiomas e viagens, além disso, dependendo do emprego pode ser necessário se deslocar para outras cidades, estados ou países. Nesses casos, prender-se à um financiamento e a um local específico pode complicar alguns aspectos profissionais.

Tendo os planos definidos e estabilidade financeira que favoreçam é essencial aproveitar as oportunidades e realizar o sonho da casa própria. Do contrário, também existe a possibilidade de alugar um imóvel para ter a experiência de morar sozinho. Em ambos os casos, a Baggio Imóveis tem opções para você, confira em nosso site.

Fontes: Dinheiro MSN, Exame, Juros Compostos

Share: